A sabotagem como arte (arteira) para uma docência não-fascista
dc.contributor.author | Panni, Mari Teresinha Alminhana | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T02:38:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-9309 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184208 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo problematizar a docência de dois professores de uma escola do campo que trabalham com classes multisseriadas. Sabemos que a organização multisseriada escapa do que é estipulado como norma, assim, o modelo seriado age sobre a conduta dos professores dentro da maquinaria educacional impondo normas para as salas de aulas. No entanto, o docente da multisseriada desestabiliza o dispositivo seriado, emergindo, dessa forma, um pensamento/ação que faz fissuras a fim de libertar-se ou, quem sabe, ao menos, minimizar a ação das “categorias do Negativo” propostas por Foucault, resultando em uma docência-sabot. Nas práticas de sabotagem surge uma “arte-arteira”, uma docência que permite o devir, que potencializa as relações que permeiam o espaço multisseriado e onde são produzidas forças que vão de encontro com o que é estabelecido pela maquinaria escolar. Para fazer este estudo, utilizamos ferramentas foucaultianas e deleuzianas para entender como os saberes/fazeres dos docentes se configuram nesse espaço e como é potencializada a falta de formação específica para os professores que atuam em classes multisseriadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present article has as objective to problematize the teaching of two teachers of a school of the field that work with multi-serialized classes. We know that the multi-series organization escapes what is stipulated as a norm, so the serial model acts on the behavior of teachers within the educational machinery imposing norms for the classrooms. However, the multi-serial teacher destabilizes the serial device, thus emerging a thought / action that cracks in order to free itself or, at least, minimize the action of the "categories of Negative" proposed by Foucault, resulting in a sabot teaching. In the practices of sabotage an "art-arteira" arises, a teaching that allows the becoming, that potentializes the relations that permeate the multi-series space and where they are produced forces, that are in agreement with what is established by the school machinery. In order to do this study, we use Foucaultian and Deleuzian tools to understand how teachers' knowledges are configured in this space and how the lack of specific teacher education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 9, n. 2 (2018), 15 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sabotage | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Antifascismo | pt_BR |
dc.subject | Art-trinket | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Multiseriate | en |
dc.title | A sabotagem como arte (arteira) para uma docência não-fascista | pt_BR |
dc.title.alternative | The sabotage as art (trinket) for a non-fascist teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001079512 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)