Intervenção da comunicação na doença de Alzheimer : uma revisão sistemática
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Communication intervention in Alzheimer’s disease: a systematic review
Assunto
Resumo
Objetivo: Conduzir uma revisão sistemática da literatura buscando artigos de intervenções na comunicação de pessoas com Doença de Alzheimer (DA). Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma busca com os descritores doença de Alzheimer, linguagem, comunicação, cognição, cognitiva, intervenção, reabilitação e terapia, e seus respectivos correspondentes em inglês e em espanhol, nas bases de dados Scielo, LILACS, Pubmed e PsychINFO. Critérios de seleção: Analisaram-se estudos de intervenção publicados ...
Objetivo: Conduzir uma revisão sistemática da literatura buscando artigos de intervenções na comunicação de pessoas com Doença de Alzheimer (DA). Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma busca com os descritores doença de Alzheimer, linguagem, comunicação, cognição, cognitiva, intervenção, reabilitação e terapia, e seus respectivos correspondentes em inglês e em espanhol, nas bases de dados Scielo, LILACS, Pubmed e PsychINFO. Critérios de seleção: Analisaram-se estudos de intervenção publicados entre os anos de 1993 a 2013, disponíveis eletronicamente nas bases de dados, que incluíssem a estimulação de habilidades de linguagem e/ou comunicação, com resultados quantitativos pré e pós-intervenção, tendo, pelo menos, 50% da amostra com diagnóstico de provável DA. Selecionou-se pelo título do artigo, pelo resumo e pelo texto na íntegra. Análise dos dados: Os estudos foram analisados e classificados em quatro níveis de evidência, de acordo com critérios descritos na literatura. Resultados: Vinte e seis artigos foram incluídos. Os delineamentos tiveram de média a baixa evidência científica, sendo quatro estudos classificados com nível de evidência I, três com II, oito com III e onze com IV. A maioria das intervenções apresentaram resultados positivos para pelo menos uma habilidade comunicativa. Oito tipos de intervenções emergiram da análise dos estudos. Conclusão: Estudos com altos níveis de evidência estão sendo produzidos em pequena escala para o tema abordado. Duas técnicas de intervenção mostram-se potencialmente eficazes: léxico-semântica e intervenção em diferentes habilidades cognitivas (incluindo a linguagem). Recomenda-se que mais pesquisas investiguem a eficácia da terapia da comunicação na demência. ...
Abstract
Purpose: To conduct a systematic review of literature for articles reporting interventions in people with Alzheimer's disease (AD). Research strategy: We performed a search using the keywords Alzheimer's, language, communication, cognition, cognitive intervention, rehabilitation and therapy, and their corresponding Portuguese and Spanish terms, in the databases of SciELO, LILACS, and PubMed PsychINFO. Selection criteria: We analyzed intervention studies published between the years 1993 to 2013, ...
Purpose: To conduct a systematic review of literature for articles reporting interventions in people with Alzheimer's disease (AD). Research strategy: We performed a search using the keywords Alzheimer's, language, communication, cognition, cognitive intervention, rehabilitation and therapy, and their corresponding Portuguese and Spanish terms, in the databases of SciELO, LILACS, and PubMed PsychINFO. Selection criteria: We analyzed intervention studies published between the years 1993 to 2013, that included stimulation of language skills and/or communication with pre-and post-intervention quantitative results, and, which included at least 50% of the sample with a diagnosis of probable AD. The selection was made by the article title, the summary and the full text. Data analysis: Studies were analyzed and classified into four levels of evidence, according to criteria described in the literature. Results: Twenty-six articles were included. The designs had medium to low scientific evidence, four studies classified as evidence level I, II with three, eight and eleven with III to IV. Most interventions were positive for at least one communicative ability. Eight types of interventions emerged from the analysis of the studies. Conclusion: Studies with high levels of evidence are being produced on a small scale to the subject discussed. Two intervention techniques show up potentially effective: lexical-semantic and intervention in different cognitive skills (including language). Further research investigating the effectiveness of language therapy in dementia is recommended. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
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TCC Fonoaudiologia (154)
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