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dc.contributor.advisorBrandão, Lenisapt_BR
dc.contributor.authorLima, Tatiane Machadopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T02:43:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183445pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conduzir uma revisão sistemática da literatura buscando artigos de intervenções na comunicação de pessoas com Doença de Alzheimer (DA). Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma busca com os descritores doença de Alzheimer, linguagem, comunicação, cognição, cognitiva, intervenção, reabilitação e terapia, e seus respectivos correspondentes em inglês e em espanhol, nas bases de dados Scielo, LILACS, Pubmed e PsychINFO. Critérios de seleção: Analisaram-se estudos de intervenção publicados entre os anos de 1993 a 2013, disponíveis eletronicamente nas bases de dados, que incluíssem a estimulação de habilidades de linguagem e/ou comunicação, com resultados quantitativos pré e pós-intervenção, tendo, pelo menos, 50% da amostra com diagnóstico de provável DA. Selecionou-se pelo título do artigo, pelo resumo e pelo texto na íntegra. Análise dos dados: Os estudos foram analisados e classificados em quatro níveis de evidência, de acordo com critérios descritos na literatura. Resultados: Vinte e seis artigos foram incluídos. Os delineamentos tiveram de média a baixa evidência científica, sendo quatro estudos classificados com nível de evidência I, três com II, oito com III e onze com IV. A maioria das intervenções apresentaram resultados positivos para pelo menos uma habilidade comunicativa. Oito tipos de intervenções emergiram da análise dos estudos. Conclusão: Estudos com altos níveis de evidência estão sendo produzidos em pequena escala para o tema abordado. Duas técnicas de intervenção mostram-se potencialmente eficazes: léxico-semântica e intervenção em diferentes habilidades cognitivas (incluindo a linguagem). Recomenda-se que mais pesquisas investiguem a eficácia da terapia da comunicação na demência.pt
dc.description.abstractPurpose: To conduct a systematic review of literature for articles reporting interventions in people with Alzheimer's disease (AD). Research strategy: We performed a search using the keywords Alzheimer's, language, communication, cognition, cognitive intervention, rehabilitation and therapy, and their corresponding Portuguese and Spanish terms, in the databases of SciELO, LILACS, and PubMed PsychINFO. Selection criteria: We analyzed intervention studies published between the years 1993 to 2013, that included stimulation of language skills and/or communication with pre-and post-intervention quantitative results, and, which included at least 50% of the sample with a diagnosis of probable AD. The selection was made by the article title, the summary and the full text. Data analysis: Studies were analyzed and classified into four levels of evidence, according to criteria described in the literature. Results: Twenty-six articles were included. The designs had medium to low scientific evidence, four studies classified as evidence level I, II with three, eight and eleven with III to IV. Most interventions were positive for at least one communicative ability. Eight types of interventions emerged from the analysis of the studies. Conclusion: Studies with high levels of evidence are being produced on a small scale to the subject discussed. Two intervention techniques show up potentially effective: lexical-semantic and intervention in different cognitive skills (including language). Further research investigating the effectiveness of language therapy in dementia is recommended.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectAlzheimer diseaseen
dc.subjectReviewen
dc.titleIntervenção da comunicação na doença de Alzheimer : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeCommunication intervention in Alzheimer’s disease: a systematic reviewen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912109pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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