Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Caterine Vilapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1519-3322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182446pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores desses cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descrevese o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e de ações no sentido da formação dos cursistas, com o fim de os preparar adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses teacher education and aims to reflect on the potentialities and some limits for the teacher-advisor formation in a distance education course. It aims to discuss the potentialities of the reflexive exercise in different areas: the students training for teaching (coordinators of public schools in Rio Grande do Sul, who attend this course), the teacher-advisor formation and training of authors themselves as teachers. Initially, it presents a reflection on the research in teacher education. Subsequently, it describes the development of the distance course. Finally, it focuses on the work considering the training objectives for teacher-advisors. The analysis points out to the evidence of insufficiency of time and actions towards the training of students in order to prepare them for the development of the Course Conclusion Paper. On the other hand, it emphasizes the importance of the practice in the training process for teacher-advisors course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em foco (Belo Horizonte). Vol. 21, n. 33 (jan./abr. 2018), p. 13-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectManagers Schoolen
dc.titleFormação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadorespt_BR
dc.title.alternativeTeachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075187pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem