Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
dc.contributor.author | Gil, Natália de Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Caterine Vila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-22T03:01:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-3322 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182446 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores desses cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descrevese o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e de ações no sentido da formação dos cursistas, com o fim de os preparar adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses teacher education and aims to reflect on the potentialities and some limits for the teacher-advisor formation in a distance education course. It aims to discuss the potentialities of the reflexive exercise in different areas: the students training for teaching (coordinators of public schools in Rio Grande do Sul, who attend this course), the teacher-advisor formation and training of authors themselves as teachers. Initially, it presents a reflection on the research in teacher education. Subsequently, it describes the development of the distance course. Finally, it focuses on the work considering the training objectives for teacher-advisors. The analysis points out to the evidence of insufficiency of time and actions towards the training of students in order to prepare them for the development of the Course Conclusion Paper. On the other hand, it emphasizes the importance of the practice in the training process for teacher-advisors course. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em foco (Belo Horizonte). Vol. 21, n. 33 (jan./abr. 2018), p. 13-34 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Managers School | en |
dc.title | Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075187 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39330)Humanities (6730)