Reprovação escolar no Brasil : história da configuração de um problema político-educacional
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Data
2018Autor
Tipo
Outro título
Student failure in Brazil: The history of the configuration of a political and educational problem
La reprobación escolar en Brasil: Historia de la configuración de un problema político educacional
Assunto
Resumo
O presente artigo busca argumentar que o movimento dos alunos pela escola obrigatória brasileira somente adquire feição de problema político educacional a partir dos anos 1930. Nesse sentido, ressalta que o sentido atual da noção de reprovação se define apenas no século XX, embora fosse possível reprovar os alunos desde antes. Pretende mostrar, ainda, que, em articulação com mudanças políticas e culturais em educação — como a afirmação da escola obrigatória, a definição do modelo escolar seriad ...
O presente artigo busca argumentar que o movimento dos alunos pela escola obrigatória brasileira somente adquire feição de problema político educacional a partir dos anos 1930. Nesse sentido, ressalta que o sentido atual da noção de reprovação se define apenas no século XX, embora fosse possível reprovar os alunos desde antes. Pretende mostrar, ainda, que, em articulação com mudanças políticas e culturais em educação — como a afirmação da escola obrigatória, a definição do modelo escolar seriado e a primazia da homogeneidade das classes —, a existência de estatísticas sistemáticas e de melhor qualidade, após 1931, contribuiu decisivamente para a definição das condições de possibilidade da inclusão na agenda política da reprovação como problema. ...
Abstract
The present article intends to propose the argumentation that the movement of students by Brazilian mandatory school only acquires signs of educational political problem from the 1930’s on. It indicates that the current sense of the notion of student failure is defined only in the XX century, although it was possible to fail students since before. It intends to show further that, in articulation with political and cultural changes in education — as the statement of the compulsory school, the de ...
The present article intends to propose the argumentation that the movement of students by Brazilian mandatory school only acquires signs of educational political problem from the 1930’s on. It indicates that the current sense of the notion of student failure is defined only in the XX century, although it was possible to fail students since before. It intends to show further that, in articulation with political and cultural changes in education — as the statement of the compulsory school, the definition of school grades model and the primacy of the homogeneity of classes — the existence of better statistics and systematic ones after 1931 decisively contributed in defining the conditions for the possibility of inclusion, on the political agenda, of student failure as a problem. ...
Resumen
El artículo busca argumentar que el movimiento de los estudiantes en la escuela obligatoria brasileña solo adquiere característica de problema político educativo a partir de los años 1930. Indica que el sentido en curso de la noción de reprobación solo es definido en el siglo XX, aunque fuera posible reprobar los estudiantes desde antes. Muestra, también, que en articulación con los cambios políticos y culturales en educación — como la afirmación de la escuela obligatoria, la definición del mod ...
El artículo busca argumentar que el movimiento de los estudiantes en la escuela obligatoria brasileña solo adquiere característica de problema político educativo a partir de los años 1930. Indica que el sentido en curso de la noción de reprobación solo es definido en el siglo XX, aunque fuera posible reprobar los estudiantes desde antes. Muestra, también, que en articulación con los cambios políticos y culturales en educación — como la afirmación de la escuela obligatoria, la definición del modelo graduado y la primacía de la homogeneidad de las clases — la existencia de estadísticas sistemáticas y de mejor calidad, después de 1931, contribuyó contundentemente en la definición de las condiciones de posibilidad de la inclusión en la agenda política de la reprobación como problema. ...
Contido em
Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23 (2018), p. 1-23
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