Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Vilmarpt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Marcelo Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18218pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende discutir a possibilidade de introduzir as Geometrias Não-Euclidianas no currículo escolar do Ensino Médio. Para isto, procuramos lembrar a forma e estrutura lógica que Euclides tentou dar à Geometria e em seguida apresentamos um texto introdutório sobre duas daquelas Geometrias: Geometria Hiperbólica e Elíptica, orbitando em torno do 5º Postulado de Euclides. Como produto final do trabalho, realizamos uma oficina em sala de aula sobre a Geometria Elíptica e analisamos algumas produções dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to discuss the possibility of introducing Non Euclidean Geometries in the high school's curriculum. For this, we recall the form and logical structure that Euclid tried to give to Geometry and then present an introductory text on two of these Geometries: Hyperbolic and Elliptical Geometry, orbiting around the 5th postulate of Euclid. As a final product of this work, a classroom workshop on Elliptic Geometry was implemented and some productions of the students were analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon euclidean geometriesen
dc.subjectGeometria hiperbólicapt_BR
dc.subjectHyperbolic geometryen
dc.subjectGeometria elipticapt_BR
dc.subjectElliptic geometryen
dc.subjectGeometrias nao-euclideanaspt_BR
dc.subject5th postulate of eucliden
dc.titleUma possível inserção das geometrias não-euclidianas no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples