Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.contributor.authorMagro, Juliana Zyspt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18215pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectPotenciação : 1. graupt_BR
dc.titleUso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples