Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorBallejo, Clarissa Coragempt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18209pt_BR
dc.description.abstractDevido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais.pt_BR
dc.description.abstractHad to a certain existing barrier in the pupils in relating the polynomial functions and its respective graphs, many of them conclude High School without understanding such relations. Thus, this work of research searchs to elaborate a proposal for the education of polynomial functions for High School with the use of mathematical software gratuitous GeoGebra. For the construction of this work and the accomplishment of the research, we use the principles of Didactic Engineering. The map of Didactic Engineering was used as rational script, that is, an person who orientates of the reasoning to develop the project that involves the description and justification of the subject; analysis of the education of polynomials in the levels epistemological, cognitive and didactic; choices and hypotheses with regard to the experimentation of the proposal; posterior analyses and validation of the plan of elaborated education. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of form to contribute in the attribution of concepts related with the study of polynomial functions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation and learning of mathematicsen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectDidactic engineeringen
dc.subjectFuncoes polinomiaispt_BR
dc.subjectPolynomial functions in high schoolen
dc.subjectMatemática : Ensino médiopt_BR
dc.titleO uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000727990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples