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dc.contributor.advisorGandin, Luís Armandopt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Bruna Litwinczyk dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:33:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181861pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso busca investigar o papel da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico em uma escola do município de Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como objetivo uma Coordenação Pedagógica que vise resgatar a Gestão Democrática na escola. Para isso foram traçados como objetivos específicos compreender o papel da Coordenação Pedagógica em uma escola, compreender o processo de elaboração de um Projeto Político-Pedagógico e, por fim, compreender as concepções de gestão democrática na construção deste documento. A metodologia utilizada na pesquisa deste estudo foi o Estudo de Caso, as ferramentas escolhidas para a realização da coleta de dados foram: observações realizadas na instituição escolar para conhecer o ambiente e observar a atuação da Coordenadora Pedagógica; realização de entrevistas semiestruturadas com duas Coordenadoras Pedagógicas, sendo uma destas a sujeita de pesquisa e uma professora das séries finais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram realizadas a fim de perceber através dos olhos destas a análise quanto a atuação da Coordenadora para a construção do PPP atual da escola e, por fim, uma análise documental do atual Projeto Político Pedagógico. A análise deste documento será realizada com o intuito de identificar as possíveis participações coletivas na construção deste. O estudo está organizado em três grandes blocos teóricos: O primeiro busca compreender e analisar o papel da Coordenação Pedagógica com o auxílio de Orsolon (2001), Libâneo (2008), Libâneo et al. (2011) e, por fim, Oliveira e Guimarães (2013). O segundo auxilia a compreender as estruturas da escola, assim como a função, construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico com base em Gandin e Gandin (1999), Veiga (2010) e Veiga (2009). Finalizando, o terceiro bloco direciona-me quantos aos estudos acerca da Gestão Democrática na escola e o como ela pode ser abordada e aplicada nesta instituição com base em Paro (2008), Duarte e Saraiva (2009) e, por fim, Ferreira (2009). Considerando os três blocos teóricos, foi possível desenvolver eixos de análise quanto aos dados coletados. Foi, enfim, possível a partir do estudo observar a relevância da Coordenação Pedagógica na construção de um Projeto Político-Pedagógico e, ademais, no resgate dos princípios norteadores deste como a gestão democrática, autonomia e planejamento participativo mesmo em meio a um clima político desfavorável para essas práticas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleO papel da Coordenação Pedagógica na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do município de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075848pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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