Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBairros, Taynara Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:33:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181859pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar como se dá a formação de leitores literários em espaços não-escolares. Para tanto, analisou o relato dos primeiros quatro meses de implementação do Projeto "Nós - quem conta um conto aumenta um ponto", idealizado pelo Instituto Maria Dinorah - IMADIN, com a anuência e apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, via Promotoria da Infância e da Juventude - Articulação e Proteção, no Abrigo Lar de São José, que atende menores adolescentes em situação de vulnerabilidade, grávidas e/ou com filhos pequenos, no município de Porto Alegre. Buscou-se observar o projeto que proporciona contações de obras literárias clássicas na sua maioria mitos, contos fantásticos e de fadas, associadas à prática de trabalhos manuais, mais especificamente confecção de peças diversas com fios e linhas. Para validar esta prática foram realizados relatos a partir de observações, impressões e anotações dos membros participantes/condutores do projeto, identificando o alcance positivo da vivência literária e dos trabalhos manuais no enfrentamento das adversidades, com vistas a identificar sinais de autoelaboração que resultem no desenvolvimento de potencialidades pessoais e conduzam assim a uma melhora no bem-estar nas acolhidas. Embasado em Cléo Busatto, Clarissa Pinkola Estés, Michèle Petit e Lígia Diniz, procedeu-se a uma pesquisa participante, aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa. A análise dos dados apontou para a importância das práticas de contação para a construção de espaços de ressignificação das identidades das acolhidas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleUma clareira no bosque : literatura e trabalhos manuais apoiando o acolhimento institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples