Leitura em voz alta na Educação Infantil : um estudo sobre planejamento de perguntas para mediação de leitura literária
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar que tipo de perguntas uma professora em estágio curricular docente planeja para realizar a mediação da leitura literária em voz alta em uma turma de pré-escola. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, baseado na análise documental de um diário de classe, no qual constam planejamentos, anotações e reflexões sobre a prática docente realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. A pesqu ...
Esta pesquisa tem por objetivo analisar que tipo de perguntas uma professora em estágio curricular docente planeja para realizar a mediação da leitura literária em voz alta em uma turma de pré-escola. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, baseado na análise documental de um diário de classe, no qual constam planejamentos, anotações e reflexões sobre a prática docente realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. A pesquisa está ancorada em parcerias teóricas como Colomer (2007), Solé (1998) e Brandão e Rosa (2010). São três as unidades de análise: a) planejamento de mediação de leitura da história Cachinhos Dourados e os três ursos (1º mês de prática docente); b) planejamento de mediação de leitura da história O Carteiro chegou (2º mês de prática docente); e c) planejamento de mediação de leitura da história Viviana – Rainha do pijama (3º e último mês de prática docente). A partir do cruzamento das unidades de análise, os dados gerados indicaram um crescimento qualitativo no planejamento de perguntas para mediação de leitura ao comparar o último mês de estágio docente aos dois primeiros, identificado principalmente pelo aumento no número de perguntas inferenciais e subjetivas. Além disso, a análise também indicou que a professora poderia investir mais no planejamento de perguntas de ativação de conhecimentos prévios. Conclui-se que é preciso ter critérios pedagógicos e linguísticos para fazer perguntas de qualidade no processo de mediação de leitura, levando em considerações as diferenças entre perguntas de ativação de conhecimentos prévios, de previsão, subjetivas, objetivas e inferenciais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Pedagogía (1399)
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