Leitura em voz alta na Educação Infantil : um estudo sobre planejamento de perguntas para mediação de leitura literária
dc.contributor.advisor | Camini, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Mann, Larissa Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T02:33:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181854 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar que tipo de perguntas uma professora em estágio curricular docente planeja para realizar a mediação da leitura literária em voz alta em uma turma de pré-escola. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, baseado na análise documental de um diário de classe, no qual constam planejamentos, anotações e reflexões sobre a prática docente realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. A pesquisa está ancorada em parcerias teóricas como Colomer (2007), Solé (1998) e Brandão e Rosa (2010). São três as unidades de análise: a) planejamento de mediação de leitura da história Cachinhos Dourados e os três ursos (1º mês de prática docente); b) planejamento de mediação de leitura da história O Carteiro chegou (2º mês de prática docente); e c) planejamento de mediação de leitura da história Viviana – Rainha do pijama (3º e último mês de prática docente). A partir do cruzamento das unidades de análise, os dados gerados indicaram um crescimento qualitativo no planejamento de perguntas para mediação de leitura ao comparar o último mês de estágio docente aos dois primeiros, identificado principalmente pelo aumento no número de perguntas inferenciais e subjetivas. Além disso, a análise também indicou que a professora poderia investir mais no planejamento de perguntas de ativação de conhecimentos prévios. Conclui-se que é preciso ter critérios pedagógicos e linguísticos para fazer perguntas de qualidade no processo de mediação de leitura, levando em considerações as diferenças entre perguntas de ativação de conhecimentos prévios, de previsão, subjetivas, objetivas e inferenciais. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Leitura em voz alta na Educação Infantil : um estudo sobre planejamento de perguntas para mediação de leitura literária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075856 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License