Leitura em voz alta na Educação Infantil : um estudo sobre planejamento de perguntas para mediação de leitura literária
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2018Author
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Abstract in Portuguese
Esta pesquisa tem por objetivo analisar que tipo de perguntas uma professora em estágio curricular docente planeja para realizar a mediação da leitura literária em voz alta em uma turma de pré-escola. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, baseado na análise documental de um diário de classe, no qual constam planejamentos, anotações e reflexões sobre a prática docente realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. A pesqu ...
Esta pesquisa tem por objetivo analisar que tipo de perguntas uma professora em estágio curricular docente planeja para realizar a mediação da leitura literária em voz alta em uma turma de pré-escola. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, baseado na análise documental de um diário de classe, no qual constam planejamentos, anotações e reflexões sobre a prática docente realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. A pesquisa está ancorada em parcerias teóricas como Colomer (2007), Solé (1998) e Brandão e Rosa (2010). São três as unidades de análise: a) planejamento de mediação de leitura da história Cachinhos Dourados e os três ursos (1º mês de prática docente); b) planejamento de mediação de leitura da história O Carteiro chegou (2º mês de prática docente); e c) planejamento de mediação de leitura da história Viviana – Rainha do pijama (3º e último mês de prática docente). A partir do cruzamento das unidades de análise, os dados gerados indicaram um crescimento qualitativo no planejamento de perguntas para mediação de leitura ao comparar o último mês de estágio docente aos dois primeiros, identificado principalmente pelo aumento no número de perguntas inferenciais e subjetivas. Além disso, a análise também indicou que a professora poderia investir mais no planejamento de perguntas de ativação de conhecimentos prévios. Conclui-se que é preciso ter critérios pedagógicos e linguísticos para fazer perguntas de qualidade no processo de mediação de leitura, levando em considerações as diferenças entre perguntas de ativação de conhecimentos prévios, de previsão, subjetivas, objetivas e inferenciais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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