História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang
dc.contributor.author | Bergamaschi, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Juliana Schneider | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T02:28:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-0188 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181804 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma “indianização” das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta. | pt |
dc.description.abstract | Indigenous school education in Brazil has been imposed on indigenous people since the beginnings of colonization, with the aim of catechizing and civilizing them. Nevertheless, in agreement with their cosmologies, these peoples have retained their own way of education. Despite the harm historically inflicted by this form of teaching on indigenous societies, they have learned how to live with it and in many cases they demand it and recreate it. Today we can see a process of ‘Indianization’ in many village schools, through practices that seek in memory, tradition, ancestral wisdom and in the teaching of history the affirmation of their ethnic identities, making this institution and the practices developed within it possible allies in their historical struggles. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de História. Vol. 30, n. 60 (dez. 2010), p. 55-75 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Indigenous education | en |
dc.subject | Historia | pt_BR |
dc.subject | Teaching of history | en |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Tradition and memory | en |
dc.title | História, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingang | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073819 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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