Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Juliana Schneiderpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-0188pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181804pt_BR
dc.description.abstractA educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação. Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam. Observa-se hoje uma “indianização” das escolas nas aldeias, por meio de práticas que buscam na memória, na tradição, nos saberes ancestrais e no ensino de história a afirmação de suas identidades étnicas, fazendo dessa instituição e das práticas que nela desenvolvem possíveis aliadas de luta.pt
dc.description.abstractIndigenous school education in Brazil has been imposed on indigenous people since the beginnings of colonization, with the aim of catechizing and civilizing them. Nevertheless, in agreement with their cosmologies, these peoples have retained their own way of education. Despite the harm historically inflicted by this form of teaching on indigenous societies, they have learned how to live with it and in many cases they demand it and recreate it. Today we can see a process of ‘Indianization’ in many village schools, through practices that seek in memory, tradition, ancestral wisdom and in the teaching of history the affirmation of their ethnic identities, making this institution and the practices developed within it possible allies in their historical struggles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História. Vol. 30, n. 60 (dez. 2010), p. 55-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.subjectTeaching of historyen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectTradition and memoryen
dc.titleHistória, memória e tradição na educação escolar indígena : o caso de uma escola Kaingangpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001073819pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem