Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchirmer, Saul Benhurpt_BR
dc.contributor.authorSauerwein, Inés Prieto Schmidtpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181775pt_BR
dc.description.abstractA partir da consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) cabe aos professores escolher as obras didáticas que serão utilizadas nas escolas. No entanto, esse processo de escolha tem apresentado problemas e estudos apontam escolhas pouco criteriosas por parte dos professores. O presente trabalho busca analisar as publicações sobre Livros Didáticos (LD) em periódicos e eventos da área de Ensino de Ciências e de Física do país e caracterizar estes trabalhos com intuito de identificar subsídios que auxiliem professores na escolha do LD. Os resultados apontam uma predominância de trabalhos sobre aspectos conceituais e sobre diagnósticos da situação de análise, escolha e uso, enquanto são poucas as proposições e discussões sobre ações que possam contribuir efetivamente para aperfeiçoar esses processos.pt_BR
dc.description.abstractSince the establishment of the National Program of Textbooks (PNLD) it is state school teachers’ task to select textbooks to be used in their schools. However, several case studies related to this theme have pointed out problems in textbook selection process with the suggestion of the need of discussing PNLD in management teaching classes. The present paper has aimed to analyze articles about textbooks in journals and conferences in the field of sciences and physics teaching in Brazil in order to identify data that could help teachers to select textbooks for their learners. Most of the obtained results deal with conceptual aspects and situation diagnoses of textbook analysis, selection and use while there are few propositions and discussions regarding actions that could really contribute to the improvement of these processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (abr. 2017), p. 23-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectPNLDen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectAnalysis and selectionen
dc.titleLivros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolhapt_BR
dc.title.alternativeTextbooks in publications in the teaching research : contributions to analysis and choiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001073445pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples