Show simple item record

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorLindemann, Rafael Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181719pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais.pt
dc.description.abstractThe aim of the present study is to bring into the academic environment the ongoing debate that has been occurring since the early 2000s in the realm of professional audio production, which is the process of rehabilitation and/or cult of the use of analog tools in the midst of the digital era. The research performed here seeks to examine the effects of this resurgence in the production as well as consumption of sound content, with the general objective of gathering theoretical and empirical support for a better understanding of the processes involved in this recent shift in the market of audiovisual production, as well as questioning its possible causes and consequences. It is intended within this research to trace a history of the process of the succession of technologies used to capture sound, establishing a chronological order of the different periods, analyze the role of how the tendencies toward overvaluing the past and feelings of nostalgia and fetishizing can contribute to this occurrence and examine the concomitant process of popularization and proliferation of software and plug-in simulators of equipment with the intent of understanding the differences in the processes of human interaction in the manipulating of sound between the analog methods and digital emulators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.subjectÁudio digitalpt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectDigitalen
dc.subjectÁudio analógicopt_BR
dc.subjectAnalogen
dc.subjectAudioen
dc.subjectAudiovisual productionen
dc.titleFidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPorto, Igor Araújopt_BR
dc.identifier.nrb001074550pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record