Fidelidade em alta? A reabilitação do analógico na era digital da produção de áudio
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos de ...
Este trabalho tem por objetivo trazer para dentro do ambiente acadêmico um tema constantemente debatido desde o início dos anos 2000 no universo dos profissionais ligados à produção de áudio, o processo de reabilitação e/ou culto das ferramentas analógicas em plena era digital. A pesquisa procura elencar e examinar os efeitos dessa retomada na produção e no consumo de conteúdos sonoros, com objetivo geral de buscar subsídios teóricos e empíricos para uma melhor compreensão sobre os processos dessa recente mudança no mercado de produção audiovisual, bem como questionar suas possíveis causas e consequências. Pretende-se neste estudo traçar um histórico sobre o processo de sucessão das tecnologias destinadas ao registro de áudio, estabelecendo uma sequência temporal dos diferentes períodos, analisar o papel que as tendências à supervalorização do passado e o sentimento de nostalgia ou o fetichismo podem exercer no fenômeno, e examinar o concomitante processo de popularização e proliferação de softwares e plug-ins simuladores desses equipamentos, com o propósito de entender as diferenças nos processos de interação humana na manipulação sonora entre os métodos analógicos e os emuladores digitais. ...
Abstract
The aim of the present study is to bring into the academic environment the ongoing debate that has been occurring since the early 2000s in the realm of professional audio production, which is the process of rehabilitation and/or cult of the use of analog tools in the midst of the digital era. The research performed here seeks to examine the effects of this resurgence in the production as well as consumption of sound content, with the general objective of gathering theoretical and empirical supp ...
The aim of the present study is to bring into the academic environment the ongoing debate that has been occurring since the early 2000s in the realm of professional audio production, which is the process of rehabilitation and/or cult of the use of analog tools in the midst of the digital era. The research performed here seeks to examine the effects of this resurgence in the production as well as consumption of sound content, with the general objective of gathering theoretical and empirical support for a better understanding of the processes involved in this recent shift in the market of audiovisual production, as well as questioning its possible causes and consequences. It is intended within this research to trace a history of the process of the succession of technologies used to capture sound, establishing a chronological order of the different periods, analyze the role of how the tendencies toward overvaluing the past and feelings of nostalgia and fetishizing can contribute to this occurrence and examine the concomitant process of popularization and proliferation of software and plug-in simulators of equipment with the intent of understanding the differences in the processes of human interaction in the manipulating of sound between the analog methods and digital emulators. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License