Forma fílmica, mise-en-scène e trilha sonora em The Lobster (2015), de Yorgos Lanthimos
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2018Author
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A proposta deste trabalho é a analisar como o filme The lobster (2015), do diretor grego Yorgos Lanthimos, conduz a percepção de seu espectador e o engaja na experiência cinematogáfica por meio da forma fílmica. Também entender de que maneira a mise-en-scène e a trilha sonora apresentam-se e geram um padrão, resultando no que se pode chamar de estilo de Lanthimos. Os principais autores que orientam o trabalho são: Bordwell e Thompson (2013), Betton (1987) e Gorbman (1987). A monografia está div ...
A proposta deste trabalho é a analisar como o filme The lobster (2015), do diretor grego Yorgos Lanthimos, conduz a percepção de seu espectador e o engaja na experiência cinematogáfica por meio da forma fílmica. Também entender de que maneira a mise-en-scène e a trilha sonora apresentam-se e geram um padrão, resultando no que se pode chamar de estilo de Lanthimos. Os principais autores que orientam o trabalho são: Bordwell e Thompson (2013), Betton (1987) e Gorbman (1987). A monografia está dividida em três partes. Na primeira, são elaboradas contextualizações biográficas sobre o diretor e sinopses de três de suas principais obras (incluindo a obra analisada neste trabalho). Acompanham essa parte comentários sobre suas preferências como cineasta e trechos relevantes de entrevistas concedidas. A segunda, que utiliza como principal referencial teórico o conceito de forma fílmica estabelecido por Bordwell e Thompson (2013), discute-se como o diretor conduz as expectativas de sua audiência por meio das diferentes relações entre os elementos do filme. Na terceira parte, são analisadas as duas técnicas cinematográficas mencionadas – mise-en-scène e som: como reconhecê-las, quais suas funções e como expressam o estilo do diretor por meio de um padrão. Na análise da miseen- scène, foram privilegiados aspectos dos cenários, iluminação e encenações percebidos no filme. Na análise da trilha sonora, foram escolhidos como temas fundamentais os diálogos, a narração em voz over e a trilha musical. Com o desenrolar da pesquisa, foi-se percebendo a inclinação do diretor em explorar convenções cinematográficas de maneiras não convencionais, combinando elementos reconhecíveis, mas discrepantes entre si, abrindo espaço para a interpretação e provocando expectativas e emoções contraditórias. ...
Abstract
This work aims to analyze how The lobster, movie of 2015 by greek director Yorgos Lanthimos, conducts the perception and expectations of his audience and make it engaged in the cinematographic experience by the film form and how the mise-en-scène and the sound of the movie are presented and create a pattern, resulting in what we could call the Lanthimos’ style. This research is divided in three parts. In the first, biographic contextualizations about the director and synopsis of his three most ...
This work aims to analyze how The lobster, movie of 2015 by greek director Yorgos Lanthimos, conducts the perception and expectations of his audience and make it engaged in the cinematographic experience by the film form and how the mise-en-scène and the sound of the movie are presented and create a pattern, resulting in what we could call the Lanthimos’ style. This research is divided in three parts. In the first, biographic contextualizations about the director and synopsis of his three most famous movies (including this work’s subject) are approached. This part also shows commentaries about his preferences as a film-maker and selects parts of interviews with relevant material. The second part takes as main theoretical framework the concept of film form by Bordwell and Thompson (2013) and intends to analyze how the director conducts the perception and expectations of his audience through the different relations among the movie’s elements. In the third part, the two mentioned cinematographic techniques will be analyzed – how to recognize it, what are its functions and how it expresses the director’s style by its patterns. In the mise-en-scène analysis, aspects of movie settings, lighting and acting perceived in the movie were privileged. In the soundtrack analysis, the selected themes were dialogues, voice over narration and film music. In the course of this research, it was possible to perceive the director’s inclitation to explore cinematographic conventions in unconventional ways, blending recognizable but incongruous elements, giving space to interpretation and inducing conflicting expectations and emotions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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