Comunicação e relacionamento com empregados: uma análise de peças de comunicação do Colégio Marista Rosário
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a ...
Tendo como base noções sobre relacionamento das organizações com seus públicos (FLEURY, 2013; FREITAS, 2009), sobre comunicação organizacional (BALDISSERA; 2008; 2010) e comunicação interna (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002), este estudo tem o objetivo geral de verificar que noções de relacionamento com empregados emergem nas peças de comunicação organizacional do Colégio Marista Rosário com esse público. A fundamentação teórica, considera a noção de cultura conforme Geertz (1989), seguindo para a de cultura organizacional com base em Schein (2009), Fleury (2013) e Freitas (2006). Além disso, são abordados aspectos acerca das relações de trabalho à luz das reflexões de Fleury (2013) e Curvello (2002), e questões da subjetividade dos empregados em suas relações com a organização, ancoradas nos estudos de Freitas (2006), Chanlat (1996) e Dejours (1996). A fundamentação teórica trata, ainda, a respeito da humanização nos processos de comunicação organizacional, acionando as reflexões de Kunsch (2010), Curvello (2002) e Mumby (2010), bem como da ideia de pertencimento abordada por Guedes (2008). Como objeto empírico, elege-se peças de comunicação do Colégio Marista Rosário com seus empregados, as quais são analisadas tendo como base a técnica de análise e interpretação (GIL, 2008). Como principais resultados evidencia-se o empenho da Organização em buscar proximidade com seus empregados por meio do reforço dos valores integrantes da cultura organizacional nas peças de comunicação. Contudo, transparecem algumas contradições no que tange aos aspectos de humanização do ambiente organizacional. ...
Abstract
Based on the notions of organizational relationships with their publics (FLEURY, 2013, FREITAS, 2009), organizational communication (BALDISSERA, 2008, 2010) and internal communication (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002) WE WILL VERIFY WHAT notions of relationship with employees emerge in the pieces of organizational communication of Colégio Marista Rosário with its public. The theoretical foundation, considers the notion of culture according to Geertz (1989), followed by the organizational culture b ...
Based on the notions of organizational relationships with their publics (FLEURY, 2013, FREITAS, 2009), organizational communication (BALDISSERA, 2008, 2010) and internal communication (KUNSCH, 2003; CURVELLO, 2002) WE WILL VERIFY WHAT notions of relationship with employees emerge in the pieces of organizational communication of Colégio Marista Rosário with its public. The theoretical foundation, considers the notion of culture according to Geertz (1989), followed by the organizational culture based on Schein (2009), Fleury (2013) and Freitas (2006). In addition, aspects of labor relations in the light of the reflections of Fleury (2013) and Curvello (2002), and questions of the subjectivity of the employees in their relations with the organization, anchored in the studies of Freitas (2006), Chanlat ( 1996) and Dejours (1996). The theoretical basis is also about humanization in organizational communication processes, triggering the reflections of Kunsch (2010), Curvello (2002) and Mumby (2010), as well as the idea of belonging addressed by Guedes (2008). As an empirical object, communication pieces are chosen from the Colégio Marista Rosário and its employees, which are analyzed based on the technique of analysis and interpretation (GIL, 2008). The main results show the Organization's commitment to seek closeness to its employees through the reinforcement of the values integral to the organizational culture in the communication pieces. However, there are some contradictions regarding the humanization aspects of the organizational environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License