Doga(quase)10: uma análise do Instagram do jogador Douglas do Grêmio

Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como tema entender como se dá o posicionamento do jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Douglas dos Santos, O Doga, no Instagram, tendo em vista o momento atual de sua carreira. O objetivo geral do trabalho foi definido no sentido de analisar como o momento da carreira do jogador - afastamentos dos campos de futebol - afeta o conteúdo dos posts do seu Instagram. Os objetivos específicos tiveram como foco identificar a periodicidade das postagens, descobrir as estratégia ...
Este trabalho tem como tema entender como se dá o posicionamento do jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Douglas dos Santos, O Doga, no Instagram, tendo em vista o momento atual de sua carreira. O objetivo geral do trabalho foi definido no sentido de analisar como o momento da carreira do jogador - afastamentos dos campos de futebol - afeta o conteúdo dos posts do seu Instagram. Os objetivos específicos tiveram como foco identificar a periodicidade das postagens, descobrir as estratégias utilizadas pelo jogador em suas postagens e identificar as diferenças nas postagens antes e durante a pausa em virtude da lesão. A abordagem do trabalho é qualitativa e a metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso de cunho exploratório, tendo início a partir da busca de trabalhos já realizados sobre os assuntos pertinentes ao trabalho, como relações sociais, redes sociais digitais e sua influência, comunicação online, construção de identidade online de celebridades. Integrando o estudo de caso, procedeu-se a análise de conteúdo para a análise das postagens do jogador em seu Instagram. A análise de conteúdo foi realizada através da identificação de categorias de análise proposta por Bardin (2011). Com a análise foi possível perceber que Douglas utilizou sua rede social Instagram para se manter próximo do seu público, no período em que se recuperava das lesões, bem como para transmitir informações de seu interesse por meio das suas postagens, além de divulgar suas marcas próprias. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
