Acessibilidade e turismo: uma análise da agência “Turismo Adaptado” através de seu site
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência é um fenômeno que vem acontecendo ao longo do tempo, ainda que de maneira lenta e gradativa. O ramo do turismo, por consequência, deve acompanhar esse processo, de maneira que consiga proporcionar lazer para todas as pessoas, não somente para uma parcela delas. Este trabalho pretende compreender a maneira como se dá o turismo para as pessoas com deficiência, isto é, se existe acessibilidade para esse público específico. Assim, o problema de pesquisa abordad ...
A inclusão de pessoas com deficiência é um fenômeno que vem acontecendo ao longo do tempo, ainda que de maneira lenta e gradativa. O ramo do turismo, por consequência, deve acompanhar esse processo, de maneira que consiga proporcionar lazer para todas as pessoas, não somente para uma parcela delas. Este trabalho pretende compreender a maneira como se dá o turismo para as pessoas com deficiência, isto é, se existe acessibilidade para esse público específico. Assim, o problema de pesquisa abordado na monografia foi avaliar se existe acessibilidade comunicacional para inclusão de pessoas com deficiência no turismo. Para isso, foi realizado um estudo de caso através da análise de uma agência de turismo acessível, por meio do site da organização. A partir da contextualização da deficiência, com base nas ideias de Sassaki (2006) e Aranha (2001), foi possível identificar aspectos importantes que serviram de base para fundamentar o segundo capítulo e a análise. Os conceitos de Kunsch (2003), Mota (2001) e Pereira (2011) permitiram que fosse abordardado o turismo e a comunicação como aliados em prol da acessibilidade, além de possibilitar um olhar sobre a organização e seus públicos. Por fim, para colocar em prática o que foi estudado nos capítulos teóricos, Santos Filho (2010) e Ferrari (2011) deram subsídio para a construção da metodologia. O turismo pode e deve ser explorado a fim de se tornar acessível para que pessoas com deficiência possam desfrutar do lazer assim como as demais pessoas, e a acessibilidade deve acompanhar esse processo de inclusão. A comunicação, por fim, também se torna responsável, uma vez que deve utilizar de práticas e estratégias em prol da melhoria nas condições do turismo para pessoas com deficiência, além de fazer o uso de veículos de informação para alcançar um número significativo de pessoas. ...
Abstract
The inclusion of people with disabilities is a phenomenon that has been happening over time, albeit slowly and gradually. The tourism sector, therefore, must follow this process, so that it can provide leisure for all people, not only for a portion of them. This work intends to understand the way in which tourism is given to people with disabilities, that is, if there is accessibility for this specific public. Thus, the research problem addressed in the monograph was to assess whether there is ...
The inclusion of people with disabilities is a phenomenon that has been happening over time, albeit slowly and gradually. The tourism sector, therefore, must follow this process, so that it can provide leisure for all people, not only for a portion of them. This work intends to understand the way in which tourism is given to people with disabilities, that is, if there is accessibility for this specific public. Thus, the research problem addressed in the monograph was to assess whether there is communicational accessibility for the inclusion of people with disabilities in tourism. For this, a case study was carried out through the analysis of an accessible tourism agency, through the organization's website. Based on the ideas of Sassaki (2006) and Aranha (2001), it was possible to identify important aspects that served as the basis for the second chapter and the analysis. The concepts of Kunsch (2003), Mota (2001) and Pereira (2011) allowed tourism and communication to be tackled as allies in favor of accessibility, as well as allowing a look at the organization and its audiences. Finally, to put into practice what was studied in the theoretical chapters, Santos Filho (2010) and Ferrari (2011) gave subsidy for the construction of the methodology. Tourism can and should be explored in order to make it accessible so that people with disabilities can enjoy leisure as well as other people, and accessibility must accompany this process of inclusion. Communication also becomes responsible, since it must use practices and strategies to improve the conditions of tourism for people with disabilities, as well as making use of information vehicles to reach a significant number of people. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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