Navegação TCC Educação do Campo por Assunto "Science teaching"
Resultados 1-13 de 13
-
Alfabetização em contexto de ensino bilíngue : habilidades metalinguísticas de crianças em uma turma de primeiro ano
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como questão de pesquisa conhecer os saberes populares e as práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais através dos chás e de como é abordado nas aulas de ciências ... -
Contribuições da gamificação no ensino de Ciências : uma proposta de plano de aula gamificado sobre ácidos e bases
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]A gamificação envolve o uso de elementos do jogo em um contexto não necessariamente de jogo. Estamos em um período histórico, cuja pandemia tomou conta do mundo, por isso justifica-se a aplicação da gamificação no ensino ... -
A Educação de Jovens e Adultos – EJA em diálogo com o ensino de Ciências da Natureza do Ensino Médio
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este texto registrou a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Tramandaí – RS. O tema da pesquisa ... -
Educação e crise ambiental no ensino de ciências : percepções de professores e estudantes do curso técnico em meio ambiente de uma escola pública do município de Osório/RS
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Mediante as percepções da Educação Ambiental (EA), em níveis globais e locais e a importância da discussão nos âmbitos educativos, é inevitável a inserção do assunto no âmbito da pesquisa acadêmica. A EA deve ser trabalhada ... -
O ensino de ciências como ação política no sistema prisional
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho busca tratar, refletir questões relevantes relacionado ao ensino das ciências, no contexto de Jovens e Adultos privados de liberdade, o que está sendo oferecido? o que garante os seus direitos à educação ... -
O ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandos
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende responder a seguinte questão: Como o Ensino de Ciências (EC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pensado a partir dos conhecimentos advindos das realidades dos educandos? A problemática foi ... -
O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo é resultante de um trabalho de conclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) campus Porto Alegre. Investigou-se, o ... -
Histórias em quadrinhos no ensino de Ciências : o olhar dos professores de escolas públicas do Litoral Norte, RS
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa teve como ponto de partida uma experiência desafiadora que ocorreu durante o primeiro estágio docente do Curso de Licenciatura em Educação de Campo – Ciências da Natureza. Essa experiência apontou outras ... -
Horta escolar : pensando o ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade problematizar se a horta escolar, um espaço educativo diferenciado, pode articular os conhecimentos científicos escolares aos conhecimentos prévios e com isto, promover ... -
A mala no mundo e as ciências na mala : uma estratégia lúdica para o ensino de ciências na educação do campo
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo apresenta o relato e análise de práticas pedagógicas com a “Mala Itinerante”, uma proposta lúdica de abordagem de temas científicos em Ciências da Natureza. O contexto em que a abordagem foi realizada diz ... -
Processos de mobilização social em uma escola pública no bairro rural Estância Velha no município de Tramandaí
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo investiga se o ensino de ciências da natureza desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Manoel da Silveira, localizado na zona rural do município de Tramandaí, tem relação com os processos de ... -
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão ... -
Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, Imbé/RS : um olhar sobre ensinar e aprender Ciências
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo busca conhecer os sujeitos (estudantes e professores) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina de Imbé/RS na relação com o ensinar e aprender ...