A mala no mundo e as ciências na mala : uma estratégia lúdica para o ensino de ciências na educação do campo
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
The suitcase in the world and the sciences in suitcase : a playful way for the teaching of sciences in the rural education
Assunto
Resumo
O presente estudo apresenta o relato e análise de práticas pedagógicas com a “Mala Itinerante”, uma proposta lúdica de abordagem de temas científicos em Ciências da Natureza. O contexto em que a abordagem foi realizada diz respeito ao estágio de docência no Ensino Médio da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se procurou investigar o potencial de uma sequência didática com uso da Mala Itinerante a partir do tema alimentação. ...
O presente estudo apresenta o relato e análise de práticas pedagógicas com a “Mala Itinerante”, uma proposta lúdica de abordagem de temas científicos em Ciências da Natureza. O contexto em que a abordagem foi realizada diz respeito ao estágio de docência no Ensino Médio da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se procurou investigar o potencial de uma sequência didática com uso da Mala Itinerante a partir do tema alimentação. Pode-se concluir que a experiência da Mala Itinerante contribuiu para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, constituindo em uma estratégia lúdica para educação científica, possível e viável nas escolas públicas, mesmo com escassos recursos. ...
Abstract
The present study presents the report and analysis of pedagogical practices with the "Itinerant Suitcase", a playful proposal of approach of scientific subjects in Natural Sciences. The context in which the approach was carried out refers to the teaching stage in the High School of the Degree in Rural Education - Natural Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul, where it was investigated the potential of a didactic sequence with the use of the Itinerant Mala from the feeding them ...
The present study presents the report and analysis of pedagogical practices with the "Itinerant Suitcase", a playful proposal of approach of scientific subjects in Natural Sciences. The context in which the approach was carried out refers to the teaching stage in the High School of the Degree in Rural Education - Natural Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul, where it was investigated the potential of a didactic sequence with the use of the Itinerant Mala from the feeding theme. It can be concluded that the experience of the "Itinerant Mala" contributed to the teaching and learning of scientific concepts, constituting a playful strategy for scientific education, possible and viable in public schools, even with scarce resources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License