A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
dc.contributor.advisor | Silva, Sergio Baptista da | pt_BR |
dc.contributor.author | Schweig, Ana Letícia Meira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-25T02:55:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181470 | pt_BR |
dc.description.abstract | Situada no campo da Etnologia Indígena e da Antropologia da Educação, a pesquisa aborda o tema da educação escolar indígena entre grupos Kaingang do estado do Rio Grande do Sul. Busco compreender as relações estabelecidas entre os professores Kaingang e as instituições estatais responsáveis pela esfera educacional. Através da etnografia junto aos grupos Kaingang situados em regiões com históricos de ocupação distintos, o projeto investiga como as políticas públicas educacionais e as visões dos professores sobre a escola e educação são desenvolvidas em diferentes localidades. | pt |
dc.description.abstract | Located in the field of indigenous ethnology and anthropology of education, the research approach the theme of indigenous school education among Kaingang groups in the Rio Grande do Sul state. From an anthropological perspective, I seek to understand the relationships established between Kaingang teachers and state institutions responsible for education. Through ethnography with Kaingang groups situaded in regions with distinct occupation histories, the project aims to investigate how public educational policies and the visions of teachers about school and education are developed in different localities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Anthropology | en |
dc.subject | Índios kaingang | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Etnologia indígena | pt_BR |
dc.subject | Schooling | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Antropologia social | pt_BR |
dc.subject | Kaingang | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Indigenous ethnology | en |
dc.title | A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075214 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7479)Social Anthropology (472)