Revisão crítica de método para a escrita de um livro sobre a história da música popular brasileira
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O ensino da história da canção popular brasileira tem ocupado espaços privilegiados para discussão dentro e fora da academia. São inúmeras as aparições de questões relacionadas à canção em vestibulares e nas provas do ENEM. Contudo, existe uma defasagem de materiais didáticos que possam orientar os alunos de Ensino Médio ou que estão em fase de preparação para as provas mencionadas para uma compreensão abrangente e histórica sobre a evolução dos gêneros musicais no Brasil. Tal percepção me moti ...
O ensino da história da canção popular brasileira tem ocupado espaços privilegiados para discussão dentro e fora da academia. São inúmeras as aparições de questões relacionadas à canção em vestibulares e nas provas do ENEM. Contudo, existe uma defasagem de materiais didáticos que possam orientar os alunos de Ensino Médio ou que estão em fase de preparação para as provas mencionadas para uma compreensão abrangente e histórica sobre a evolução dos gêneros musicais no Brasil. Tal percepção me motivou a escrever um livro que contasse a história da música popular brasileira a partir de uma visada materialista histórica, fazendo com que o leitor consiga conceber a dinâmica entre os fenômenos sociais e as manifestações culturais, especificamente no que tange à canção. Desta forma, é possível entender que a cultura é viva, sujeita a transformações, e que a sociedade é agente ativa nesse processo. Este trabalho buscou refletir sobre a construção do livro, desde suas primeiras intenções, analisando o método e a bibliografia utilizados, para concluir seus limites. A partir desta análise, foi realizada a reescrita de um capítulo de acordo com as novas concepções calcadas em leituras e diálogos, a fim de que o resultado ficasse mais coerente com a proposta inicial. ...
Abstract
The teaching of the history of the Brazilian popular song has occupied privileged spaces for discussion inside and outside the academia, having appearances in universities entrance examinations questions and in the National Secondary Education Examination (ENEM). However, there is a lack of didactic material that can guide high school students or those in preparation for the above mentioned tests to the comprehensive and historical understanding of the evolution of musical genres in Brazil. Thi ...
The teaching of the history of the Brazilian popular song has occupied privileged spaces for discussion inside and outside the academia, having appearances in universities entrance examinations questions and in the National Secondary Education Examination (ENEM). However, there is a lack of didactic material that can guide high school students or those in preparation for the above mentioned tests to the comprehensive and historical understanding of the evolution of musical genres in Brazil. This perception motivated me to write a book that told the history of Brazilian popular music from the historical materialist method, allowing the reader to conceive the dynamics between social phenomena and cultural manifestations, specifically with regard to song. Therefore, it is possible to understand that culture is alive, subject to transformations, and that society is an active agent in this process. This paper sought to reflect on the construction of the book, from its first intentions, analyzing the method and the bibliography, to conclude its limitations. Considering this analysis, a chapter was rewritten according to the new conceptions based on readings and dialogues, so that the result was more coherent with the initial proposal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License