Análise de torque prevalente em juntas parafusadas com mecanismo de travamento
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Prevailing torque analysis on screwed joints with locked nuts. 2018. 24 pages. Monografia
Resumo
Na indústria automotiva, é comum utilizar em juntas parafusadas algum sistema de travamento devido à presença de vibrações na montagem durante sua utilização. Nesses casos onde há a presença de torque prevalente, os procedimentos tradicionais de cálculo de esforços na união não são aplicáveis. Com o objetivo de aplicar a metodologia desenvolvida por Reiff, este trabalho analisa como as variações geométricas dos elementos de travamento da porca de fixação do cinto de segurança traseiro de um veí ...
Na indústria automotiva, é comum utilizar em juntas parafusadas algum sistema de travamento devido à presença de vibrações na montagem durante sua utilização. Nesses casos onde há a presença de torque prevalente, os procedimentos tradicionais de cálculo de esforços na união não são aplicáveis. Com o objetivo de aplicar a metodologia desenvolvida por Reiff, este trabalho analisa como as variações geométricas dos elementos de travamento da porca de fixação do cinto de segurança traseiro de um veículo impactam no processo de aperto. Como resultado, será apresentada a correlação entre torque prevalente e diâmetro das deformações dos filetes de rosca que atuam como elementos travantes trazendo melhorias para a performance dos processos de aperto uma vez que houve possibilidade de prever o torque prevalente através de uma simples análise dimensional da porca. Além disso, a pré-carga e as tensões no parafuso foram relacionadas com o torque prevalente. ...
Abstract
In the automotive industry, it is common to use at screwed joints some lock feature due to the presence of vibrations in the assembly during use. In these cases where there is presence of prevailing torque, the standarts procedures of calculating joint efforts are not applicable. With the objective of applying the methodology developed by Reiff, this work analyzes how the geometric variations of the locking elements of the nut of the rear seat belt of a vehicle impact the tightening process. As ...
In the automotive industry, it is common to use at screwed joints some lock feature due to the presence of vibrations in the assembly during use. In these cases where there is presence of prevailing torque, the standarts procedures of calculating joint efforts are not applicable. With the objective of applying the methodology developed by Reiff, this work analyzes how the geometric variations of the locking elements of the nut of the rear seat belt of a vehicle impact the tightening process. As a result, the correlation between the prevailing torque and the diameter of the deformations of the threads that act as locking elements will be presented, bringing improvements to the performance of the tightening processes since it was possible to predict the prevailing torque through a simple dimensional analysis of the nut. In addition, the preload and the stresses on the bolt were related to the prevailing torque. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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