Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Renata Vazpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181372pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia buscou compreender como as professoras de berçário pensam o acolhimento dos bebês para a construção de um vínculo afetivo durante o seu ingresso na creche. Os principais objetivos do trabalho foram: apresentar os conceitos de adaptação, inserimento e acolhimento e qual a sua contribuição no contexto educativo brasileiro; investigar a importância da construção do vínculo afetivo entre bebê e professora para o processo de acolhimento; analisar as concepções e entendimento das professoras de berçário sobre o processo de acolhimento; identificar os fatores que interferem no acolhimento a partir do olhar das professoras e propor alternativas de mudanças qualitativas no processo a partir da bibliografia estudada. Metodologicamente, foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos e da realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de turmas de berçário, das redes pública e privada da cidade de Porto Alegre e região metropolitana. A partir da produção de dados, foram definidas unidades de análise baseadas nos eixos acolhimento, vínculo afetivo e participação das famílias. Com base na produção de dados, foi possível identificar algumas ações de acolhimento dos bebês nas práticas docentes, de acordo com o referencial teórico estudado. Por outro lado, também foi possível perceber que o acolhimento dos bebês na creche, enquanto práxis educativa tem pouca expressividade. Por fim, os dados apresentados na presente pesquisa contribuem para que os professores reflitam sobre as suas concepções em relação aos modos como os bebês têm sido recebidos na creche.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.titleO acolhimento dos bebês na creche : tensões, desafios e propostas no contexto da pedagogia da infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples