A participação das famílias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de caso
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Simone Santos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Toller, Suzan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T02:29:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181363 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo pesquisar a participação das famílias junto às práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Buscou-se responder às seguintes questões: como acontece a participação das famílias nas propostas pedagógicas e no cotidiano escolar? Como proporcionar esta ação/relação/convívio no cotidiano da escola? Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos do campo da Educação Infantil sobre as famílias no cotidiano escolar. Buscou-se analisar também a normatização e a legislação específicas sobre Educação Infantil tencionados com textos acadêmicos especializados nesta linha de estudos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três famílias e dois profissionais da escola, com o intuito de coletar dados acerca do problema delimitado. Foram desenvolvidas, também, observações em momentos livres das crianças junto às famílias na escola, em dois encontros, totalizando 16 horas, no período de dois meses, registrados em um caderno de anotações com o objetivo de problematizar, discutir e investigar o tema. O estudo suscitou a partir de seis categorias de análises, como: a importância do convite que acolhe e encoraja a entrada da família na escola e possibilitou constatar como a escola amplia suas formas de participação através de estratégias construídas, como a criação de um blog, festividades e avaliação, desenvolvendo, assim, meios de comunicação entre as famílias e a escola. Constatou-se, também, que o trabalho em equipe, através de uma gestão participativa, é fundamental para a motivação da participação das famílias no contexto escolar. | pt |
dc.description.abstract | This paper aims to research families’ participation in school pedagogical practices. It was aimed to answer the following questions: how does families’ participation happen in pedagogical practices and school routine? How to make this action/relation/living possible within the school routine? To do so, theoretical references on the importance of families’ participation in school’s pedagogical practices were applied. The aim was also to analyze the legislation and official documents regarding Early Childhood and Child Education in comparison to some specialized academic texts in this field. Semi-structured interviews were also conducted with families and school employees in order to collect data regarding to this issue. Comments were also made by observing children’s free moments with their families in the school, in two opportunities, totalizing 16 hours, in the period of two months, registered in a notebook with the objective of discussing and investigating the theme. This study arose the comprehension of the importance of making invitations which welcome and encourages families’ participation through strategies such as the creation of a blog, celebrations and evaluation, developing, thus, means of communication between families and school. It was also found that team’s work, through participative management, is fundamental for motivating families’ participation in school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | en |
dc.subject | Early Childhood and Child Education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Families’ participation | en |
dc.title | A participação das famílias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074838 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License