Drama e liberdade : relato de intervenção na educação emocional com adolescentes
dc.contributor.advisor | Marques, Luciana Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Mariani, Cibele Neme Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T02:29:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181350 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo exploratório do tipo pesquisa-intervenção, que consiste em uma experiência prática de campo e a investigação a respeito dela. Esse processo se deu com um grupo de adolescentes que é atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vinculado à Assistência Social, Porto Alegre (RS, Brasil). O grupo foi sediado na Associação de Moradores da Vila Parque Santa Anita (ASMOVISA) e era composto por 10 adolescentes, sendo 6 meninas e 4 meninos, com idades entre 13 e 15 anos. Além dos adolescentes, havia 4 participantes adultos: 1 educador psicodramatista que atuava como diretor do grupo e 3 egos-auxiliares. A pergunta norteadora do estudo girou em torno de quais os limites e potencialidades do Psicodrama no desenvolvimento da educação emocional no contexto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para respondê-la três saberes foram acionados por serem essenciais para a compreensão dos fenômenos em estudo. São eles: Educação, Psicologia e Serviço Social. Foram realizados 6 encontros com duração de 3h e 30 minutos cada um e frequência semanal. O registro dos encontros foi realizado sob a forma de relatos verbais da pesquisadora que foram gravados e transcritos para posterior interpretação, análise e reflexão. Entre muitas reflexões e aprofundamentos que a dita intervenção suscitou, foi a descoberta da aplicação do Psicodrama na educação por meio do Psicodrama Pedagógico. E outro dado surgido deste estudo foi a percepção da proximidade entre Carl Rogers e Jacob Levy Moreno pela filosofia humanista existencial que se mostrou como uma potencialidade ao instigar o desejo de futuros estudos sobre a relação das duas teorias. Estudos futuros podem aprofundar esses temas com jovens gerando novas abordagens educacionais baseadas em liberdade e espontaneidade. | pt |
dc.description.abstract | This paper is an exploratory study of intervention-research, which consists in a practical field experience and an investigation about it. This process occurred with a group of adolescents who were assisted by the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds (SCFV) linked to the Social Welfare, in Porto Alegre (RS, Brazil). The group took place in the Association of Residents of the Vila Parque Santa Anita (ASMOVISA) and consisted of 10 adolescents, 6 girls and 4 boys, between 13 and 15 years old. In addition, there were 4 adult participants: 1 psychodramatist educator who acted as group director and 3 auxiliary egos. The guiding question of the research was around the limits and potentialities of Psychodrama in the development of emotional education in the context of the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds. The three main knowledges that were called to understand the contents under Study are: Education, Psychology and Social Work. Six meetings were held lasting 3 hours and 30 minutes each and weekly. The data was recorded in the form of verbal reports of the research that were recorded and transcribed for later interpretation, analysis and reflection. Among the reflections and the deepening that allowed the appearance of an examination, was an introduction of the Psychodrama in the education through the Pedagogical Psychodrama. Another given of this study was the perception of the proximity between Carl Rogers and Jacob Levy Moreno by the existential humanistic philosophy that presents itself as a potentiality to instigate the desire of future studies on the relation of the two theories. Further studies can deepen these themes with adolescents creating new educational approaches based on freedom and spontaneity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Psychodrama | en |
dc.subject | Spontaneity | en |
dc.subject | Psicodrama | pt_BR |
dc.subject | Education and freedom | en |
dc.subject | Socio-educational work | en |
dc.title | Drama e liberdade : relato de intervenção na educação emocional com adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074834 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1399)