A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem proporcionadas a educandos Jovens e Adultos através de jogos didáticos e se estas ampliaram, de alguma maneira e de que forma, os conhecimentos destes sujeitos. As questões centrais deste estudo foram: Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de alfabetização dos educandos? Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de numeramento dos educandos? Como os jovens e adult ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem proporcionadas a educandos Jovens e Adultos através de jogos didáticos e se estas ampliaram, de alguma maneira e de que forma, os conhecimentos destes sujeitos. As questões centrais deste estudo foram: Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de alfabetização dos educandos? Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de numeramento dos educandos? Como os jovens e adultos desempenharam a capacidade de observação, criação, reflexão e experimentação nas aulas com jogos? De que forma os jogos observados contribuíram para o desenvolvimento de comunicação, interação, cooperação e compartilhamento de saberes entre os sujeitos? Para tanto, foi realizada a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular obrigatório e dos registros de campo do PIBID-EJA. Refletimos, partindo destes materiais, sobre as propostas de aulas lúdicas com jogos didáticos. Como referencial teórico, os principais autores estudados foram Paulo Freire (1996; 2005; 2007), Suzana Schwartz (2013), Marta Kohl de Oliveira (1999), Tânia Ramos Fortuna (2011), entre outros. Os sujeitos da EJA possuem a marca da exclusão social e cultural, agravada pelo fato de não terem acesso a escolarização. Cabe salientar que os educandos Jovens e Adultos mesmo cursando os anos iniciais não são crianças, por isso não devem receber tratamento infantil. Sendo assim procurou-se formas de conectar o conteúdo ao contexto social e cultural destes educandos. Para tal foram propostos planejamentos que contemplassem estratégias pedagógicas trazendo a ludicidade através de jogos didáticos, promovendo aprendizagens significativas. Destacamos, com isto, que a aprendizagem por meio dos jogos, ocorre não só para as crianças, mas também para os adultos e os jovens, desde que estes materiais sejam adequados à modalidade EJA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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