Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorMillani, Elma Maria Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:28:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181319pt_BR
dc.description.abstractTratando-se de um trabalho de conclusão de curso, este estudo traz os aprendizados e experiências vivenciadas no transcorrer de todo o curso de Pedagogia, com a peculiaridade do olhar da formanda-pesquisadora estar voltado ao tema inclusão. A partir desse tema, trouxe-se um relato de experiência de estágio junto ao menino Amado (nome fictício) diagnosticado com autismo; a essa história se entrelaçaram outras, retiradas de artigos e palestras e também outras vividas pela pesquisadora em situação de convívio social. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais com experiência comprovada na atuação em inclusão. Este estudo teve como objetivo geral analisar, de forma exploratória, como se dá a inclusão de crianças pequenas com diagnóstico de autismo nas escolas de Educação Infantil. E, como objetivo específico, identificar os aspectos positivos e negativos do diagnóstico de autismo quando a criança chega à escola infantil. Com essa finalidade, o estudo vai em busca das seguintes perguntas de pesquisa: quando uma criança vira aluno? Qual o papel do diagnóstico nas escolas de Educação Infantil? O que é preciso para uma criança pertencer e aprender? Como acolher a família neste processo de pertencimento da criança à escola e ao espaço social? Nessa busca, auxiliaram-me estudos de Baptista, Milmann, Tezzari, Jerusalinsky, Bosa, Santos, Freitas. Conclui-se que o papel do diagnóstico é dúbio, pois é necessário para acessar alguns benefícios garantidos por lei, porém ao mesmo tempo pode carregar junto a si uma marca de impossibilidades, limitando, antes de qualquer tentativa, aprendizados das crianças/alunos. Também se conclui como sendo imprescindível o olhar, a atenção, o estar presente, do profissional que atua junto aos alunos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleInclusão de crianças pequenas em escolas infantis : encantamentos da Inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples