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dc.contributor.advisorTschiedel, Rosemarie Gärtnerpt_BR
dc.contributor.authorBevilaqua, Caroline Folettopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181160pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva compartilhar a análise das produções de cuidado de si com professoras em uma escola pública da rede estadual de educação, localizada no município de Porto Alegre/RS. O estudo contou com a realização de cinco encontros no formato oficina que privilegiaram um espaço para problematização e vivência do cuidado de si com as participantes. A pesquisa-intervenção e a cartografia constituíram-se como dois importantes referenciais teórico-metodológicos, em conjunto com a Análise Institucional. Foram utilizados diários de campo para o registro das observações, afectos e experiências engendradas no campo de intervenção. Como parte do processo, realizou-se a restituição do material às professoras, com o intuito de discutir alguns aspectos que poderiam estar cristalizando as práticas na escola. O cuidado de si foi pensado de forma a possibilitar encontros coletivos e o compartilhamento de experiências, utilizando recursos como a escrita, a memória, a imagem, a música e o cinema. A oficina pensada como um dispositivo associa a produção do cuidado de si em meio às linhas estéticas, políticas e jurídicas normativas, as quais se entrecruzam e agem sobre a constituição de si. Os encontros também colocaram em cena as relações de gênero, os tempos, espaços e corpos escolares. Essa proposta coletiviza a produção do cuidado de si e questiona o atual modo de subjetivação neoliberal que tem afirmado uma visão individualista de mundo. Ainda, as políticas públicas, regidas por essa doutrina, têm preparado a inserção em massa dos estudantes no mundo do trabalho e mantido a escola como um espaço voltado para o trabalho e a máxima eficiência, apartando a dimensão do desejo. Torna-se urgente repensar o atual modelo de educação posto no Brasil, assim como a construção de espaços para a criação de estratégias de trabalho docente e problematização das práticas. Dessa forma, espera-se contribuir para a produção de subjetividades mais criativas e menos atreladas às durezas da maquinaria escolar.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to share the analysis of self care productions with teachers in a public school of the state education network, located in the city of Porto Alegre/RS. The study included the realization of five meetings in the format workshop that privileged a space for problematization and experience of self care with the participants. The intervention research and mapping were constituted as two important theoretical and methodological frameworks, in conjunction with the Institutional Analysis. Field diaries were used to record the observations, affections and experiences engendered in the intervention field. As part of the process, the material was returned to the teachers, with the intention of discussing some aspects that could be crystallizing practices in the school. Self care has been thought in order to enable collective meetings and sharing of experiences, using resources such as writing, memory, image, music and cinema. The workshop thought as a device associates the production of self care with the aesthetic, scientific, political and legal normative lines, which intersect and act on the constitution of self. The meetings also put in scene gender relations, times, spaces and school bodies. This proposal collectivizes the production of self care and questions the current mode of neoliberal subjectivation that has affirmed an individualistic view of the world. Still, public policy, governed by this doctrine, have prepared the mass integration of students into the labor market and maintained the school as a space facing the work and maximum efficiency, separating the dimension of desire. It is urgent to rethink the current education model in Brazil, as well as the construction of spaces for the creation of teaching strategies and questioning practices. Thus, it is expected to contribute to the production of more creative subjectivities and less tied to the hardships of school machinery.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectSelf Careen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectTimes and School Spacesen
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectSubjectivity and Educationen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleO cuidado de si nos tempos e espaços escolares : escritas de uma oficina com professoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074920pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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