Consórcio de pesquisa : relato de uma experiência metodológica na linha de pesquisa em atividade física, nutrição e saúde do curso de mestrado em educação física da UFPEL
View/ Open
Date
2009Author
Type
Title alternative
Research consortium : a methodological report from the UFPEL’s physical education master’s course in the physical activity, nutrition and health field
Subject
Abstract in Portuguese
Dois eixos principais estruturam o curso de mestrado da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): de um lado, uma série de disciplinas voltadas para a formação de uma base de conhecimento da área de Educação Física, e de outro, disciplinas de orientação eminentemente práticas, que oportunizam a refl exão sobre temas e tradução do aprendizado teórico para a situação de pesquisa. Como estratégia para maximizar esforços, com o envolvimento de todos os pr ...
Dois eixos principais estruturam o curso de mestrado da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): de um lado, uma série de disciplinas voltadas para a formação de uma base de conhecimento da área de Educação Física, e de outro, disciplinas de orientação eminentemente práticas, que oportunizam a refl exão sobre temas e tradução do aprendizado teórico para a situação de pesquisa. Como estratégia para maximizar esforços, com o envolvimento de todos os professores e alunos, e minimizar os custos de pesquisas realizadas individualmente, a linha de pesquisa de Atividade Física, Nutrição e Saúde procurou utilizar uma metodologia de trabalho pouco difundida entre os programas de Pósgraduação na área de Educação Física: o consórcio de pesquisa. Essa metodologia culminou na realização de um trabalho de campo único, na forma de um estudo transversal de base populacional, em que todos os mestrandos participaram de maneira integral, obtendo dados para suas dissertações. Essa estratégia garantiu a formação de mestres em Educação Física com forte base teórica e com experiência de preparação e condução de um trabalho de campo. Além disso, foi possível manter um tempo de titulação abaixo de 24 meses para todos os alunos. O consórcio de pesquisa é uma estratégia que pode ser expandida para outros programas de pós-graduação da área. ...
Abstract
There are two main components in the structure of the Masters Program of the Federal University of Pelotas Physical Education School: fi rst, there is a series of theoretical courses designed to offer a solid body of knowledge on the Physical Education fi eld; second, there are a number of practically-oriented courses designed to provide students with real-life experience in the research fi eld. As a strategy to congregate efforts and involve all professors and students, and to minimize costs, ...
There are two main components in the structure of the Masters Program of the Federal University of Pelotas Physical Education School: fi rst, there is a series of theoretical courses designed to offer a solid body of knowledge on the Physical Education fi eld; second, there are a number of practically-oriented courses designed to provide students with real-life experience in the research fi eld. As a strategy to congregate efforts and involve all professors and students, and to minimize costs, the Physical Activity, Nutrition and Health concentration area opted to choose a rarely used approach in the postgraduate Physical Education courses: a research consortium. This approach resulted in a unique fi eld work, using a cross-sectional population- based design, from which each student obtained data for their dissertations. This strategy resulted in the graduation of Masters in Physical Education with in-depth theoretical knowledge on the Physical Education fi eld, and real-life knowledge on fi eldwork of a community-wide research study. In addition, all students could obtain their degrees in less than 24 months. The research consortium is a strategy that can be expanded to other postgraduate courses in the Physical Education fi eld. ...
In
Revista brasileira de atividade física & saúde. Londrina. Vol. 14, n. 3 (2009), p. 156-163.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)
This item is licensed under a Creative Commons License