Criação poética e currículo da diferença
dc.contributor.author | Munhoz, Angélica Vier | pt_BR |
dc.contributor.author | Adó, Máximo Daniel Lamela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-28T02:46:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-7307 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180733 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações tendo por base um minimalismo brutal e uma simplicidade crua. Nessa medida, tomada por ideias oulipianas e, em meio ao pensamento de Bachelard, busca-se um currículo poeticamente inventariado, suspendendo as definições, as verdades, os julgamentos, os quadros de referência, as atitudes preformatadas. Trata-se de um exercício que deseja portar um falar de coisas comuns do cotidiano, do trivial e por vezes evidentes, mas que, no entanto, raramente recebem nossa atenção. Assim, mais do que qualquer outra coisa, pretende-se pensar em um currículo que se efetuaria no encontro com diferenças tornadas visíveis, produzidas por impressões sensíveis que se repetem singularmente a cada experiência. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the artistic forces of a curriculum by considering the works of Sophie Calle and Georges Perec. By intertwining art and life, both authors lend themselves to a movement of reductions and subtractions through brutal minimalism and crude simplicity. In this sense, amidst Oulipian ideas and Bachelard’s thought, the paper advocates a poetically inventoried curriculum, which suspends definitions, truths, judgments, reference frames, pre-formed attitudes. It is an exercise intended to trigger a conversation about ordinary, trivial, sometimes evident, daily things that seldom draw our attention. Thus, more than anything, the paper aims at thinking about a curriculum that would work in the encounter with differences that were made visible, produced from sensitive impressions that have been singularly repeated in every experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pro-posições. Campinas, SP. Vol. 28, supl.1 (set./dez. 2017), p. 147-159 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | difference | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Bachelard | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Sophie Calle | en |
dc.subject | Georges Perec | en |
dc.title | Criação poética e currículo da diferença | pt_BR |
dc.title.alternative | Poetic creation and curriculum of difference | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001060644 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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