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dc.contributor.authorMunhoz, Angélica Vierpt_BR
dc.contributor.authorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-28T02:46:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0103-7307pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180733pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações tendo por base um minimalismo brutal e uma simplicidade crua. Nessa medida, tomada por ideias oulipianas e, em meio ao pensamento de Bachelard, busca-se um currículo poeticamente inventariado, suspendendo as definições, as verdades, os julgamentos, os quadros de referência, as atitudes preformatadas. Trata-se de um exercício que deseja portar um falar de coisas comuns do cotidiano, do trivial e por vezes evidentes, mas que, no entanto, raramente recebem nossa atenção. Assim, mais do que qualquer outra coisa, pretende-se pensar em um currículo que se efetuaria no encontro com diferenças tornadas visíveis, produzidas por impressões sensíveis que se repetem singularmente a cada experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the artistic forces of a curriculum by considering the works of Sophie Calle and Georges Perec. By intertwining art and life, both authors lend themselves to a movement of reductions and subtractions through brutal minimalism and crude simplicity. In this sense, amidst Oulipian ideas and Bachelard’s thought, the paper advocates a poetically inventoried curriculum, which suspends definitions, truths, judgments, reference frames, pre-formed attitudes. It is an exercise intended to trigger a conversation about ordinary, trivial, sometimes evident, daily things that seldom draw our attention. Thus, more than anything, the paper aims at thinking about a curriculum that would work in the encounter with differences that were made visible, produced from sensitive impressions that have been singularly repeated in every experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPro-posições. Campinas, SP. Vol. 28, supl.1 (set./dez. 2017), p. 147-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectdifferenceen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBachelarden
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSophie Calleen
dc.subjectGeorges Perecen
dc.titleCriação poética e currículo da diferençapt_BR
dc.title.alternativePoetic creation and curriculum of difference en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001060644pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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