A recompra de ações na BOVESPA
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo examina a influência dos anúncios de programas de recompras de ações das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA – no período de 01/01/1999 a 31/12/2006. Através de um estudo de evento, realizado com uma amostra de 117 eventos, busca-se verificar a existência de efeito positivo ou negativo sobre o preço das ações na presença de tal evento. Além disso, são apresentadas as hipóteses existentes que tentam explicar as estratégias utilizadas pelas organizações e o re ...
Este estudo examina a influência dos anúncios de programas de recompras de ações das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA – no período de 01/01/1999 a 31/12/2006. Através de um estudo de evento, realizado com uma amostra de 117 eventos, busca-se verificar a existência de efeito positivo ou negativo sobre o preço das ações na presença de tal evento. Além disso, são apresentadas as hipóteses existentes que tentam explicar as estratégias utilizadas pelas organizações e o resultado esperado sobre o preço das ações para cada uma dessas hipóteses. O modelo utilizado para o cálculo dos retornos anormais foi o ajustado ao mercado e ao risco. De posse dos retornos anormais, foi testada a significância estatística, através do teste t. Muitos dos segmentos escolhidos apresentaram significância estatística em vários dias da janela de evento. Os resultados alcançados indicam que o anúncio do programa de recompra afeta negativamente o preço das ações, sendo uma provável reação do mercado em relação à desvantagem fiscal existente no Brasil na comparação dos ganhos de capital (recompra) com os dividendos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License