Show simple item record

dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorMilani, Giovanna Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T02:35:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179841pt_BR
dc.description.abstractPara atuar na docência universitária é preciso, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394, formar-se em programas de mestrado ou doutorado acadêmico. Porém, pouco se sabe sobre a formação destes profissionais na academia, já que cada programa tem a liberdade de elaborar o seu próprio currículo. Assim, a presente pesquisa objetiva desvendar como ocorreu a formação para a atuação docente dos egressos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante os anos 2007-2017. A metodologia de pesquisa adotada neste estudo foi o levantamento de tipo survey. Realizou-se um etapa exploratória qualitativa inicial que subsidiou a formulação de um questionário com 56 questões abertas e fechadas. Os dados permitiram o mapeamento do perfil sócio demográfico dos egressos e o levantamento dos saberes adquiridos durante essa formação compreendidos em três dimensões: saberes aprendidos (ou não), experiências que auxiliaram no desenvolvimento profissional docente e estágio docente supervisionado. Concluiu-se que a formação recebida contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de reflexão dos egressos, porém ainda é necessária maior atenção aos aspectos didático-pedagógicos da formação docente. A atividade que mais contribuiu para a formação docente entre os pesquisados foi o estágio supervisionado, havendo a sugestão de ampliação da experiência para todos os alunos. Entre as melhorias sugeridas para o percurso formativo pelos egressos está a inserção de disciplina específica sobre docência na grade de ensino da pós-graduação.pt_BR
dc.description.abstractThe Law of Education and Guidance 9.394 provides that those who want to work in higher education should be trained in a master or phd programs. However little is known about how these professionals are trained, since the focus of the graduation in Brazil is primarily research (FISCHER, 2006). Given this context, the present research aims to unveil how was the teacher training for graduates of Business masters and phd of the Business Graduate Program of Federal University of Rio Grande do Sul took place during the years 2007-2017. The methodology used in this study was a survey, based on a qualitative exploratory step followed by a quantitative descriptive step. At the end of this stage, a questionnaire was obtained with 56 open and closed questions that allowed the mapping of the graduates’ profile with socio-demographic data and the collection of impressions about their experience divided into three dimensions: knowledge learned or not, experiences that may have assisted in the professional development of their jobs as teachers and the supervised teaching stage. It was concluded that the training received was based on reflection, but more attention is still needed to the didactic-pedagogical aspects of teacher training. The activity that most contributed to the teacher training was the supervised internship with a suggestion to extend the experience for all the students. Finally, with regard to the improvements suggested for the formative course by the graduates is the insertion of specific discipline on teaching in the graduation teaching grid.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching preparationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectStricto sensu graduate studiesen
dc.subjectBusiness graduation studiesen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleA formação docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração da UFRGS sob a perspectiva de seus egressos entre 2007 e 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001069313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record