Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWagner, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorNeumann, Angélica Paulapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-26T02:31:33Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179750pt_BR
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo avaliar o programa psicoeducativo para casais “Viver a dois: Compartilhando este desafio”. Realizou-se um estudo quase-experimental, com avaliação préteste, pós-teste e de follow up, e comparação com um grupo não equivalente. Participaram 65 casais, totalizando 130 indivíduos distribuídos em dez grupos do programa Viver a dois. A fim de obter informações complementares sobre o funcionamento do programa, também foram realizadas entrevistas exploratórias com os profissionais que o aplicaram. Os resultados estão apresentados em seis capítulos. Encontrou-se que casais de diferentes níveis socioeconômicos e de diferentes níveis de qualidade conjugal procuraram o programa. Entretanto, os casais que discutiam com mais frequência por temas de alta densidade emocional apresentaram maiores índices de desistências. Os participantes que concluíram o programa apresentaram melhores indicadores de qualidade conjugal, frequência, intensidade e estratégias de resolução de conflito imediatamente após o término. Esses resultados se mantiveram após cinco meses com tamanhos de efeito intermediários e altos, exceto para qualidade conjugal e para a estratégia de submissão. Os dados dos participantes que concluíram o programa foram melhores do que os índices do grupo de comparação, com exceção da estratégia de submissão. Os estudos qualitativos corroboram estes dados ao evidenciar a percepção dos profissionais moderadores de que o programa contribuiu para aumentar a proximidade entre os casais e melhorar as suas estratégias de resolução de conflitos. Além disso, esses estudos exploraram os desafios na condução dos programas para os profissionais moderadores, tais como o estabelecimento da aliança terapêutica, o manejo de ocorrências imprevistas durante as oficinas e o cumprimento das atividades conforme previsto pelo manual do programa. Conclui-se que o programa Viver a dois é uma ferramenta que favorece novas possibilidades de trabalho com casais, com potencial para produzir mudanças na vida conjugal, especialmente no que diz respeito à melhora na resolução dos conflitos.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis aimed to evaluate the relationship education program “Living as partners: Turning challenges into opportunities”. A quasi-experimental study was performed, with pre-, post- and follow-up evaluation. Data was also compared to a non-equivalent comparison group. The sample consisted of 65 couples, resulting in 130 individuals distributed in ten groups of the Living as Partners program. In order to obtain further information about the program, exploratory interviews were carried out with the professionals who applied it. The results are presented in six chapters. We found that couples of different socioeconomic levels and different levels of marital quality sought the program. Couples who discussed more frequently over themes of high emotional density had higher dropout rates though. Participants who completed the program presented better indicators of marital quality, frequency, intensity and conflict resolution strategies immediately after completion. These results were maintained after five months with medium and high effect sizes, except for marital quality and for the submission strategy. Data for the participants who completed the program were better than for the comparison group, except for the submission strategy. The qualitative studies support these data. According to the moderating professionals’ views, the program contributed to increase intimacy between couples and to improve their conflict resolution strategies. These studies also explored the challenges according for the moderating professionals who conducted the program, such as the establishment of the therapeutic alliance, the management of unexpected events during workshops, and the performance of activities as provided in the program manual. It is concluded that the “Living as partners” program is a tool that favors new possibilities to work with couples. It has potential to produce changes in the couple’s life, especially in the improvement of conflict resolution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações conjugaispt_BR
dc.subjectAconselhamento conjugalpt_BR
dc.subjectConflito conjugalpt_BR
dc.subjectIntervenção psicossocialpt_BR
dc.title"Viver a dois : compartilhando esse desafio" : avaliação de um programa psicoeducativo para casaispt_BR
dc.title.alternativeLiving as partners : turning challenges into opportunities : evaluation of a couple relationship education programen
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coRemor, Eduardo Augustopt_BR
dc.identifier.nrb001062452pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples