Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCieslak, Filipe Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-20T02:29:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179568pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to analyze activities related to linguistic thought. For this purpose, we study how tasks are designed in Língua e Linguagem inside the first unit of third book of the collection Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. We assumes the concept called linguistic thought, as it was established by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, in 2009. It was developed for the methodology criteria to opposite the traditional perspective of grammar teaching, connected to memorization and classification of grammatical aspects, and the practice of linguistic thought, related to the search for meaning in texts. The expectation is that this work contributes to verify how tendencies of teaching Portuguese perform at school as of didactic book, especially in the third series of high school nowadays.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrammaren
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLinguistic thoughten
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDidactic booken
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titlePara pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067950pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples