Mostrar el registro sencillo del ítem
Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018
dc.contributor.advisor | Bulla, Gabriela da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Cieslak, Filipe Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T02:29:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179568 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo pensar no que consistem tarefas de reflexão linguística. Para tanto, analisam-se atividades que tratam de tópicos gramaticais na parte chamada Língua e Linguagem na primeira unidade do terceiro volume da coleção “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Parte-se do conceito de reflexão linguística, como estabelecido pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de 2009. Como metodologia, foram construídos critérios para opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à memorização e à classificação de elementos gramaticais, e as práticas de reflexão linguística, ligadas à busca de sentidos em textos. Espera-se que essa pesquisa contribua para que se verifiquem quais tendências de ensino de Língua Portuguesa se apresentam na escola, especialmente no terceiro ano do Ensino Médio, a partir do livro didático na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intends to analyze activities related to linguistic thought. For this purpose, we study how tasks are designed in Língua e Linguagem inside the first unit of third book of the collection Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016), approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. We assumes the concept called linguistic thought, as it was established by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, in 2009. It was developed for the methodology criteria to opposite the traditional perspective of grammar teaching, connected to memorization and classification of grammatical aspects, and the practice of linguistic thought, related to the search for meaning in texts. The expectation is that this work contributes to verify how tendencies of teaching Portuguese perform at school as of didactic book, especially in the third series of high school nowadays. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Grammar | en |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Linguistic thought | en |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Didactic book | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.title | Para pensar a reflexão linguística : uma análise de tarefas de livro didático aprovado pelo PNLD 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001067950 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Letras (1238)