Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Priscila Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-16T03:13:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179476pt_BR
dc.description.abstractFoi discutido nesse trabalho, tendo como base as leituras das referências bibliográficas, dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos números inteiros, como também a importância da utilização de materiais manipulativos na aprendizagem desse conteúdo. Foi utilizado a metodologia do estudo exploratório. Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia didática que contribua para a aprendizagem de números inteiros, de maneira a solucionar algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos sobre esse conteúdo. A estratégia consiste na utilização de materiais manipulativos e situações-problema para a apresentação de números inteiros, construção de seus conceitos e operações de adição e subtração com os mesmos. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores: Megid (2001), que mostrou a motivação em se trabalhar este conteúdo; Rodrigues e Gazire (2012), que mostraram a importância em não só utilizar os materiais manipulativos para a aprendizagem, mas também saber utilizar; Martini (2010), que fez um trabalho que se aproxima do meu; e Morais (2010), que também trabalhou com os números inteiros utilizando materiais manipulativos.pt_BR
dc.description.abstractIt was discussed in this work, based on the readings of bibliographical references, difficulties presented by the students in the learning of integers, as well as the importance of the use of manipulative materials in the learning of this content. The exploratory study methodology was used. This work aims to propose a didactic strategy that contributes to the learning of whole numbers, in order to solve some of the difficulties presented by the students about this content. The strategy consists in the use of manipulative materials and problem situations for the presentation of integers, construction of their concepts and operations of addition and subtraction with them. My main inspiration in the development of the text was through the authors: Megid (2001), who showed the motivation to work on this content; Rodrigues and Gazire (2012), who showed the importance of not only using manipulative materials for learning, but also know how to use; Martini (2010), who did a work that approaches mine; and Morais (2010), who also worked with whole numbers using manipulative materials. Keywords: Whole numbers, manipulative materials, didactic proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleMateriais manipulativos na aprendizagem de números inteirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068649pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples