Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Rafael Marquespt_BR
dc.date.accessioned2018-06-16T03:12:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179421pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio. O estudo investigou as potencialidades da História da Matemática em sala de aula, por meio de atividades que remetem ao período das navegações, explorando conceitos da trigonometria no triângulo retângulo e na circunferência. Percebeu-se que, ao trazer a história da matemática inserida em atividades específicas de construção de instrumentos de medida de tempo, ângulos e distâncias, semelhantes aos utilizados em situações de navegação, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes para o professor e para os estudantes, fazendo com que estes participassem mais ativamente dos processos de ensino e aprendizagem. Foram gerados questionamentos muito pertinentes a respeito da História da Matemática ao longo do desenvolvimento das atividades, fato que contribuiu para o aprendizado dos conteúdos envolvidos. Além disso, constatou-se que ao trazer a História da Matemática para a sala de aula abriu-se um leque de ideias, perguntas, respostas e construções que envolveram outros componentes além da matemática, especialmente conhecimentos do campo da geografia e história, o que enriqueceu a experiência vivida.pt_BR
dc.description.abstractThis research was developed at a school network´s of Porto Alegre, with students from 2nd year of High School. The research investigated the history potential of Mathematics in the classroom, through activities that refer the navigation period, exploring concepts of trigonometry in the triangle rectangle and circumference. It was noticed that, by bringing the history of mathematics into specific activities of construction of instruments of time measurement, angles and distances, similar to those used in navigation situations, the classes become more dynamic and interesting for the teacher and for the students, they used to participate more actively in the teaching and learning processes. Very pertinent questions about the History of Mathematics were generated during the development of the activities, which contributed to the learning of the contents involved. In addition, it was found that in bringing the History of Mathematics into the classroom, a range of ideas, questions, answers and constructions were developed that involved other components besides mathematics, especially knowledge of the field of geography and history, which enriched the lived experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuadranten
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectRelógio do Solpt_BR
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectPtolemy's tableen
dc.subjectSun watchen
dc.titleA trigonometria e a história da matemática em sala de aula : uma experiência com a construção de instrumentos de navegação e do relógio de solpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068452pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples