O Portfólio como instrumento de aprendizagem : uma ferramenta de reflexão em aulas de matemática
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segund ...
O presente trabalho foi realizado com duas turmas do Segundo Ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Porto Alegre, e buscou identificar as aprendizagens em matemática desses alunos ao trabalharem, pela primeira vez, com a construção de Portfólios de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em dez encontros com sete atividades dadas para que pudessem, essas, fazer parte de seus trabalhos. A pesquisa analisa, na primeira parte, por tópicos o conjunto de portfólios. Na segunda parte, utiliza os métodos avaliativos de Bona (2010) para analisar dois deles. As conclusões acerca da análise se deram de forma positiva para o professor, pois os Portfólios de Matemática disseram muito sobre cada estudante; e para os estudantes enxergamos o senso reflexivo frente às aulas, ao conteúdo e à metodologia do professor. ...
Abstract
The present work was conducted with two groups of Second Year of a public High School in the central region of Porto Alegre, and sought to identify the learning in mathematics of these students when they working, for the first time, with the construction of Mathematical Portfolios. The research was developed in ten meetings with seven activities, so that they could be part of their work. The research analyzes, in the first part, by topics, the set of portfolios. In the second part, uses the eva ...
The present work was conducted with two groups of Second Year of a public High School in the central region of Porto Alegre, and sought to identify the learning in mathematics of these students when they working, for the first time, with the construction of Mathematical Portfolios. The research was developed in ten meetings with seven activities, so that they could be part of their work. The research analyzes, in the first part, by topics, the set of portfolios. In the second part, uses the evaluation methods of Bona (2010) to analyze two of them. The conclusions about the analyzes were positive for the teacher, since the Mathematical Portfolios said much about each student; and for the students we see the reflective sense in front of the classes, the content and the methodology of the teacher. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License