Reprodutibilidade e validade discriminante dos domínios social e de comunicação expressiva da escala Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) aplicada a crianças e adolescentes com transtornos do espectro do autismo e com desenvolvimento típico
Fecha
2017Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Introdução: no Brasil, o número de instrumentos de avaliação quantitativos específicos da musicoterapia - essenciais para o acompanhamento, estabelecimento de metas e verificação de resultados - é reduzido. Assim, pesquisas envolvendo a tradução, adaptação e busca por evidências de validade desses instrumentos se fazem necessárias. Justificativa: nesse contexto, considera-se que a Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) possa auxiliar na qualificação das avaliações musicoterapêu ...
Introdução: no Brasil, o número de instrumentos de avaliação quantitativos específicos da musicoterapia - essenciais para o acompanhamento, estabelecimento de metas e verificação de resultados - é reduzido. Assim, pesquisas envolvendo a tradução, adaptação e busca por evidências de validade desses instrumentos se fazem necessárias. Justificativa: nesse contexto, considera-se que a Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) possa auxiliar na qualificação das avaliações musicoterapêuticas referentes aos transtornos do espectro do autismo (TEA) no país. Nesta tese foram investigadas propriedades psicométricas dos domínios social e de comunicação expressiva da escala, em razão das mesmas serem áreas centrais relacionadas às dificuldades dos indivíduos com TEA. Objetivos: verificar a consistência interna, confiabilidade interobservadores, confiabilidade teste-reteste e validade discriminante dos domínios social e de comunicação expressiva da escala de avaliação musicoterapêutica IMTAP. Metodologia: a verificação das propriedades psicométricas dos domínios social e de comunicação expressiva foi realizada a partir de dados existentes. Foram organizados um estudo de caso controle e um estudo transversal com análise teste-reteste. Participaram dos estudos crianças e adolescentes com transtornos do espectro do autismo e com desenvolvimento típico (DT). As avaliações foram realizadas por avaliadores independentes, cegados para estudos e objetivos. Resultados: As análises referentes ao domínio social da escala IMTAP indicaram consistência interna boa (α=0,80) a ótima (α=0,98), concordância interobservadores elevada (ICC=0,99), alta confiabilidade testereteste (ICC= 0,92 a 0,97) e validade discriminante indicando redução de 63% na média de pontuação do grupo com TEA em comparação com o grupo com DT. Com exceção das vocalizações espontâneas, as análises indicaram consistência interna boa (α=0,83) a ótima (α=0,98) em 79% do domínio de comunicação expressiva, alta concordância interobservadores em 91% do domínio (ICC=0,97 a 0,99), confiabilidade teste-reteste aceitável a alta em 79% do domínio (ICC=0,76 a 0,98) e validade discriminante indicando redução de 63% na média de pontuação geral do grupo com TEA em comparação com o grupo com DT. Como dados preliminares, foram encontradas boas propriedades para discriminar os grupos no domínio social (sensibilidade=98,2% e especificidade=87,2%) e no domínio de comunicação expressiva (sensibilidade=96,4 e especificidade=92,6%). Conclusões: considera-se que as propriedades psicométricas encontradas conferem maior confiabilidade para avaliações realizadas a partir de ambos os domínios investigados, conforme utilização preconizada pelos autores originais. Mais especificamente, os índices das análises indicaram boas a ótimas propriedades psicométricas em 100% do domínio social e aceitáveis a ótimas em 79% a 91% do domínio de comunicação expressiva. Também foram encontrados pontos de corte e dados referentes à sensibilidade e especificidade que podem contribuir com futuras investigações. ...
Abstract
Introduction: In Brazil, the number of specific quantitative assessment instruments of music therapy - essential for monitoring, setting goals and verifying results - is reduced.Thus, research involving translation, adaptation and search for evidence of validity of these instruments is necessary. Justification: in this context, it is considered that the Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) could help the qualification of music therapy evaluations regarding autism spectrum dis ...
Introduction: In Brazil, the number of specific quantitative assessment instruments of music therapy - essential for monitoring, setting goals and verifying results - is reduced.Thus, research involving translation, adaptation and search for evidence of validity of these instruments is necessary. Justification: in this context, it is considered that the Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) could help the qualification of music therapy evaluations regarding autism spectrum disorders (ASD) in Brazil. At this thesis were investigated psychometric properties of the social and expressive communication domains of the scale, just the central areas related of difficulties of individuals with ASD. Objectives: to verify the internal consistency, interobserver reliability, teste-retest reliability and discriminant validity of the social and expressive communication domains of the IMTAP music therapy assessment scale. Methodology: the verification of the psychometric properties of the social domains and of the expressive communication was performed from existing data. A control case study and cross-sectional study with test-retest analysis were organized. Children and adolescents with autism spectrum disorders and typical development (TD) participated of the study. Evaluations were performed by independent evaluators blinded for studies and goals. Results: Analyzes of the social domain of the IMTAP scale indicated good internal consistency (α = 0.80) to optimal (α = 0.98), high interobserver agreement (ICC = 0.99), high test-retest reliability = 0.92 to 0.97) and discriminant validity indicating a 63% reduction in the mean score of the ASD group compared to the TD group. With the exception of spontaneous vocalizations, the analysis indicated internal consistency from good (α=0,83) to great (α=0,98) at 79% of expressive communication, high interobserver agreement at 91% of the domain (ICC= 0.97 to 0.99), test-retest reliability from acceptable to high at 79% of the domain (ICC=0.76 to 0.98) and discriminant validity indicating a 63% reduction in the medium overall score of the ASD group compared to the DT group. As preliminary data, good properties were found to discriminate the groups at social domain (sensibility= 98,2% and specificity = 87,2%) and at expressive communication domain (sensibility = 96,4 and specificity = 92,6%). Conclusions: it is considered that the psychometric properties found results on better reliability for evaluations performed from both domains investigated, according to the use recommended by the original authors. More specifically, the indices of analysis indicated good to great psychometric properties in 100% of the social domain and acceptable to optimal from 79% to 91% of the expressive communication domain. Cut-off points and data on sensitivity and specificity have also been found, and that may contribute to future investigations. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
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