Concepção, percepção e defesa da educação especial nas reportagens jornalisticas : a contramão da inclusão
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jorge Alberto Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-12-12T04:15:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/17900 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da pesquisa realizada, foi possível perceber que as concepções de educação especial apresentadas nas reportagens analisadas ainda referem-se a esta modalidade de ensino da educação básica como um ato de vocação, e compreendido fora contexto educacional. No que se refere à percepção dos sujeitos da educação especial, estes ainda permanecem vistos dentro da deficiência e não a partir das suas possibilidades. Neste sentido, a manutenção dos espaços especializados, assim como defendem as reportagens analisadas, tratam de aumentar o abismo entre os diferentes indivíduos que compõem a sociedade. Para a construção desta investigação a metodologia adotada foi a de coleta material jornalístico junto à Zero Hora, para o levantamento do material foram utilizadas as palavras-chaves educação especial e inclusão. A escolha das palavras educação especial e inclusão, não possuem significado oposto no contexto educacional, entretanto, a palavra educação passa a ter sentido de escola. A escolha pelas duas palavras-chaves tem o sentido de trazer a toma o que tem sido escrito sobre esta temática. Observando os avanços apresentados pela contextualização histórica, no que tange o processo de desenvolvimento e estruturação da educação especial, percebe-se a clara divisão dos períodos da educação a partir do quadro proposto por Hugo Beyer. Em consonância com a análise das reportagens, é possível concluir que os discursos, presentes no meio midiático analisado, permanecem presos ao paradigma da segregação, como o caso da defesa da educação especializada. É possível observar nos discursos impressos, existe uma tentativa de integração, mas as ações que dizem respeito ao processo de inclusão estão longe de serem efetivadas, devido à forte presença do discurso que valorizam os espaços especializados com única alternativa de educabilidade dos sujeitos da educação especial. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Concepção, percepção e defesa da educação especial nas reportagens jornalisticas : a contramão da inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000725917 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)