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dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Luciane Brescianipt_BR
dc.date.accessioned2009-12-12T04:15:34Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17900pt_BR
dc.description.abstractA partir da pesquisa realizada, foi possível perceber que as concepções de educação especial apresentadas nas reportagens analisadas ainda referem-se a esta modalidade de ensino da educação básica como um ato de vocação, e compreendido fora contexto educacional. No que se refere à percepção dos sujeitos da educação especial, estes ainda permanecem vistos dentro da deficiência e não a partir das suas possibilidades. Neste sentido, a manutenção dos espaços especializados, assim como defendem as reportagens analisadas, tratam de aumentar o abismo entre os diferentes indivíduos que compõem a sociedade. Para a construção desta investigação a metodologia adotada foi a de coleta material jornalístico junto à Zero Hora, para o levantamento do material foram utilizadas as palavras-chaves educação especial e inclusão. A escolha das palavras educação especial e inclusão, não possuem significado oposto no contexto educacional, entretanto, a palavra educação passa a ter sentido de escola. A escolha pelas duas palavras-chaves tem o sentido de trazer a toma o que tem sido escrito sobre esta temática. Observando os avanços apresentados pela contextualização histórica, no que tange o processo de desenvolvimento e estruturação da educação especial, percebe-se a clara divisão dos períodos da educação a partir do quadro proposto por Hugo Beyer. Em consonância com a análise das reportagens, é possível concluir que os discursos, presentes no meio midiático analisado, permanecem presos ao paradigma da segregação, como o caso da defesa da educação especializada. É possível observar nos discursos impressos, existe uma tentativa de integração, mas as ações que dizem respeito ao processo de inclusão estão longe de serem efetivadas, devido à forte presença do discurso que valorizam os espaços especializados com única alternativa de educabilidade dos sujeitos da educação especial.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleConcepção, percepção e defesa da educação especial nas reportagens jornalisticas : a contramão da inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000725917pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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