Escola como arena de luta e resistência : um olhar discursivo para a escola e seus sujeitos
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe um olhar para a Escola da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, analisando o processo de discursivização da ideologia na Escola em relação ao complexo dos Aparelhos Ideológicos de Estado, levando em conta sua função de reprodução das relações de produção – de acordo com os conceitos de Althusser e Pêcheux. Para tal, examinaremos o processo de assujeitamento, em que a Ideologia interpela os indivíduos em sujeitos e produz a evidênc ...
Este trabalho propõe um olhar para a Escola da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, analisando o processo de discursivização da ideologia na Escola em relação ao complexo dos Aparelhos Ideológicos de Estado, levando em conta sua função de reprodução das relações de produção – de acordo com os conceitos de Althusser e Pêcheux. Para tal, examinaremos o processo de assujeitamento, em que a Ideologia interpela os indivíduos em sujeitos e produz a evidência do sujeito enquanto origem dos seus dizeres e do sentido óbvio, sempre-já-dado; passando pelas relações de hierarquia e pelo funcionamento autoritário do discurso pedagógico. Partindo do fato de que o discurso da Escola se realiza predominantemente no eixo parafrástico e visa à reprodução da ideologia dominante, fundamentamos nosso recorte na premissa pecheuxtiana de que não existe dominação sem resistência, havendo sempre a possibilidade de um deslizamento dos sentidos, de um tornar-se-outro. Por fim, à luz desses e outros conceitos, analisamos duas oficinas feitas com alunos do fim do Ensino Fundamental e do fim do Ensino Médio, percebendo exemplos de identificação, contra-identificação e desidentificação. ...
Abstract
The aim of this work is to regard the School in the French approach to Discourse Analysis, funded by Michel Pêcheux. We will address ideology’s process into discourse in school context, taking into account the role of school in the complex system of ideological state apparatuses and its function of reproducing the relations of production – applying these concepts according to Althusser and Pêcheux. For this purpose, we will look into the process of interpellation, which turns individuals into s ...
The aim of this work is to regard the School in the French approach to Discourse Analysis, funded by Michel Pêcheux. We will address ideology’s process into discourse in school context, taking into account the role of school in the complex system of ideological state apparatuses and its function of reproducing the relations of production – applying these concepts according to Althusser and Pêcheux. For this purpose, we will look into the process of interpellation, which turns individuals into subjects, subjected to ideology, producing the effect of evidence of the subject as the origin of his/her own sayings, and the effect of transparency of meaning. Another very important issue in this analysis is the hierarchy relationship among subjects, which is strongly marked in the (authoritarian) pedagogic discourse. Regarding the fact that the school’s discourse is carried out as a paraphrastic mechanism and aims at reproducing the dominant ideology, we justify our scope on Pêcheux’s premise that there is no domination without resistance, as there is always a possibility of displacement of the senses. At last, we will analyze two workshops made with students at the end of elementary and high school, spotting examples of identification, counter-identification and disidentification. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1206)
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