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dc.contributor.advisorFerreira, Maria Cristina Leandropt_BR
dc.contributor.authorSchulz, Mariana Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-27T02:29:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178863pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe um olhar para a Escola da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, analisando o processo de discursivização da ideologia na Escola em relação ao complexo dos Aparelhos Ideológicos de Estado, levando em conta sua função de reprodução das relações de produção – de acordo com os conceitos de Althusser e Pêcheux. Para tal, examinaremos o processo de assujeitamento, em que a Ideologia interpela os indivíduos em sujeitos e produz a evidência do sujeito enquanto origem dos seus dizeres e do sentido óbvio, sempre-já-dado; passando pelas relações de hierarquia e pelo funcionamento autoritário do discurso pedagógico. Partindo do fato de que o discurso da Escola se realiza predominantemente no eixo parafrástico e visa à reprodução da ideologia dominante, fundamentamos nosso recorte na premissa pecheuxtiana de que não existe dominação sem resistência, havendo sempre a possibilidade de um deslizamento dos sentidos, de um tornar-se-outro. Por fim, à luz desses e outros conceitos, analisamos duas oficinas feitas com alunos do fim do Ensino Fundamental e do fim do Ensino Médio, percebendo exemplos de identificação, contra-identificação e desidentificação.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to regard the School in the French approach to Discourse Analysis, funded by Michel Pêcheux. We will address ideology’s process into discourse in school context, taking into account the role of school in the complex system of ideological state apparatuses and its function of reproducing the relations of production – applying these concepts according to Althusser and Pêcheux. For this purpose, we will look into the process of interpellation, which turns individuals into subjects, subjected to ideology, producing the effect of evidence of the subject as the origin of his/her own sayings, and the effect of transparency of meaning. Another very important issue in this analysis is the hierarchy relationship among subjects, which is strongly marked in the (authoritarian) pedagogic discourse. Regarding the fact that the school’s discourse is carried out as a paraphrastic mechanism and aims at reproducing the dominant ideology, we justify our scope on Pêcheux’s premise that there is no domination without resistance, as there is always a possibility of displacement of the senses. At last, we will analyze two workshops made with students at the end of elementary and high school, spotting examples of identification, counter-identification and disidentification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (Francês)pt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectIdeologia e linguagempt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectResistanceen
dc.titleEscola como arena de luta e resistência : um olhar discursivo para a escola e seus sujeitospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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