Mostrar el registro sencillo del ítem
“Dans mon quartier” : uma experiência de ensino de língua francesa numa escola da rede municipal de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Graça, Rosa Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Kamila Costa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T11:11:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178802 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor algumas reflexões a partir de uma experiência de estágio de Francês Língua Estrangeira em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Inicialmente, são apresentados um panorama atual do ensino de língua estrangeira, os referenciais teóricos oficiais e as contribuições do sócio-interacionismo para a construção do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A seguir, são descritos o contexto de realização do estágio, o lugar ocupado pela língua francesa na escola e o público escolar implicado. Finalmente, apresentados o projeto de estágio, a sequência de aulas e os resultados da prática do estágio, sugerem-se reflexões sobre as relações entre os pressupostos teóricos e a prática docente de FLE em contexto escolar a fim de compreender as modificações no engajamento dos alunos durante as aulas de meu estágio. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail propose des réflexions à partir d’une expérience d’enseignement-apprentissage de FLE dans une école du réseau municipal de Porto Alegre, lors de mon stage de formation initiale. D’abord, un panorama actuel de l’enseignement des langues étrangères, les documents brésiliens officiels concernant les langues étrangères et les contributions de l'interactionnisme social pour la construction de l’enseignement-apprentissage des langues étrangères sont présentés. Dans la suite, ce travail décrit le contexte du stage, la place de la langue française dans l'école et le public scolaire concerné. Finalement, le projet de stage, la séquence didactique des cours et les résultats du stage sont présentés pour, enfin, arriver à des réflexions concernant les relations entre les préssuposés théoriques et la didactique du FLE en contexte scolaire afin de comprendre les modifications de l’engagement des apprenants pendant les cours de mon stage. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | FLE | fr |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Interaction | fr |
dc.subject | Formation initiale | fr |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (Francês) | pt_BR |
dc.subject | Enseignement-apprentissage | fr |
dc.title | “Dans mon quartier” : uma experiência de ensino de língua francesa numa escola da rede municipal de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001066689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Francês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Letras (1210)